Uepa abre inscrições para curso de pós-graduação destinado a professores indígenas

Foto Ascom/Universidade do Estado do Pará

A educação indígena no Pará trilha novos caminhos. Nesta sexta-feira (20), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou o processo seletivo para a primeira turma da especialização em Docência em Educação Indígena Escolar. Serão 100 vagas, sendo 72 reservadas aos egressos de Licenciatura Intercultural Indígena, que formou sua primeira classe no ano passado, e 28 destinadas aos licenciados indígenas de outros cursos. As inscrições podem ser feitas de hoje (19) até o próximo dia 25 (quarta-feira).

O objetivo principal do curso, que terá 840 horas, é propiciar ao professor indígena um instrumental teórico-prático para ampliar sua compreensão sobre a dinâmica da educação escolarizada e a relação com a educação indígena, integrando os saberes necessários ao trabalho pedagógico, para assim construir ferramentas que fundamentem os aspectos centrais de uma educação escolar indígena diferenciada, específica, bilíngue, autônoma e intercultural.

O curso ratifica os compromissos assumidos pelo governador do Estado, Simão Jatene, e o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, durante a cerimônia de formatura da primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena, em 2016. Ambos afirmaram a intenção de criar opções de especialização lato e stricto sensu para professores indígenas paraenses. Em caso de não preenchimento das vagas reservadas aos egressos da graduação da Uepa, estas serão destinadas a outros interessados.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas pela internet. O interessado deve enviar a documentação solicitada, o currículo lattes e uma carta de Intenção, conforme as orientações do edital, para o e-mail indicado. O certame terá duas fases: a análise da carta de intenção, de caráter eliminatório, e análise do currículo, que determinará a classificação dos candidatos. A comissão responsável pelo processo de seleção ressalta que a formatação do conteúdo enviado no ato da inscrição deve seguir à risca o que foi determinado pelo edital.


O resultado final deverá ser divulgado no dia 31 de janeiro. O início das aulas está previsto para março, nos campi de São Miguel do Guamá, para o povo Tembé; Marabá, para os Gavião, e a escola Sawarapy Surui, para o povo Surui Aikewara. A íntegra do edital está disponível no site www.uepa.br.