Policiais civis fazem ato contra a PEC/287/2016



A Adepol/Pa, Sindpol, ASPPEPA e Unepol/Pa, entidades representativas dos policiais civis do Pará, se reúnem para um ato de mobilização que deve acontecer nesta segunda-feira, 6, às 15h, em frente à Delegacia Geral. O ato é uma forma de apoio aos representantes das entidades de classe da Polícia Civil do Pará que viajarão para Brasília para participar da mobilização nacional contra a PEC 287/2016 da Reforma da Presidência nesta quarta-feira, 08 de Fevereiro em Brasília.

A caravana das entidades de classe reúne 52 representantes dos Policiais civis do Pará, dentre Delegados, Investigadores, Escrivães e Papiloscopistas. A luta é para impedir o desrespeito com os profissionais da segurança pública que exercem atividade de risco e merecem o reconhecimento.

A Proposta de Emenda Constitucional 287/2016 coloca a idade mínima de 65 anos para requerimento da aposentadoria – sendo que a expectativa de vida do policial no Brasil é de 55 anos – e eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. O texto da PEC é uma ameaça a sociedade, pois resultará em uma policia cada vez mais envelhecida nas ruas.

A PEC 287/2016, desvaloriza o trabalho dos policiais civis e não reconhece os riscos enfrentados pela profissão. O ônibus que levará os representantes do Comitê Integrado,sairá de Belém na tarde desta segunda-feira, 06/02, e chega a Brasília no dia 09/2. A caravana levará faixas para mostrar a luta das entidades de classe da Polícia Civil do Pará.


Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria Policial será no dia 8 de fevereiro, às 13h30. Em Brasília. A Manifestação ocorre em frente ao Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios.