Ananindeua receberá nova Delegacia Especializada da Mulher

Foto: Agência Pará

A Polícia Civil vai instalar uma nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), no município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. O anúncio foi feito pelo delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, na abertura do Seminário Acerca da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: o Feminicídio no Brasil, realizado na sede da Delegacia-Geral, em Belém.

O titular da corporação policial também anunciou a meta de ampliar o atendimento nas DEAMs de Santarém e de Marabá, que atendem ocorrências de crimes contra as mulheres, nas regiões do Baixo Amazonas e Sudeste Paraense, respectivamente, para que passem a atender 24 horas por dia. Atualmente, das 16 DEAMs do Pará, a de Belém funciona diariamente com plantão 24 horas.

A nova delegacia em Ananindeua vai prestar atendimento especializado às demandas de mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero da área metropolitana - Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará.

Rilmir Firmino destacou ainda a criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil (DAV), em 2012. O trabalho da DAV é voltado para os atendimentos diferenciados a pessoas que fazem parte dos chamados grupos de situação de vulnerabilidade, violência e discriminação social, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, homoafetivos, entre outros. Dessa forma, explica o delegado-geral, foi possível fazer com que a Delegacia da Mulher passasse a atuar não apenas no campo da repressão ao crime, mas também na área social e prevenção da violência.

Antes, detalha Rilmar Firmino, a Delegacia da Mulher ficava vinculada à Diretoria de Polícia Especializada, a qual é voltada para ações de caráter especializado de repressão ao crime e que é responsável por outras Divisões de Polícia Civil, como a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e a Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE).

A partir de 2011, o número de Delegacias da Mulher no Pará foi ampliado, passando de apenas cinco unidades - Belém, Marabá, Santarém, Castanhal e Paragominas, para 15 já em 2014. Nesse período, além das inaugurações houve a entrada de novos policiais civis por meio de concurso público. Atualmente, todas as regiões do Pará contam com uma Delegacia da Mulher, totalizando 16 DEAMs. 

Em cinco regiões - Paragominas, Tucuruí, Santarém, Altamira e Bragança - foram implantados polos do Pro Paz Integrado, para prestar atendimento especializado. Em Belém, o Pro Paz Mulher, onde está sediada a DEAM, atende mulheres da capital e Região Metropolitana, com serviço social, psicólogos, médico, atendimento policial, entre outros, no mesmo espaço.