Projeto torna Surf na Pororoca Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará


Surf na Pororoca - Foto Anderson Silva - Agência Pará

Na Sessão Ordinária de terça-feira (21/03), os parlamentares votaram e aprovaram, em 2º turno, o Projeto de Lei 19/2016, de autoria do deputado Carlos Bordalo, que declara o "Surf na Pororoca" Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. A Pororoca acontece anualmente no Rio Capim, no município de São Domingos do Capim.

Para o presidente da Casa, deputado Márcio Miranda - que participa desde a primeira edição do Surf da Pororoca - o evento atrai a atenção do mundo inteiro de forma positiva. “O evento é nosso, do povo paraense e não se limita ao município de São Domingos do Capim. Há atletas de todo o Pará, de todo o Brasil e de todo o mundo. A imprensa mundial também é atraída e acaba descobrindo outras coisas boas e divulgando. Esse surf é tudo de bom, ele também atrai a juventude e a gente se orgulha do Parlamento do Pará ter participado ativamente desse evento” concluiu.

O presidente da Associação do Surf, em São Domingos do Capim, Noélio Sobrinho, organizador do festival e presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), esteve na Alepa para agradecer aos parlamentares que votaram a favor do Projeto de Lei.  “O mais importante de tudo isso é saber que podemos contar com esta Casa para que o evento continue crescendo e trazendo visibilidade para o esporte, o turismo e a cultura do Estado do Pará. Essa aprovação reconhece de fato a importância que o evento merece”, disse.  


A Pororoca é um fenômeno natural que ocorre quando acontece o encontro das águas do rio com o oceano. Desde 1997, quando iniciou o evento no município de São Domingos do Capim, passou a ser principal programação turística na região, considerada a “Capital do Surf da Pororoca”.