Bombeiros encerram Operação Tiradentes com saldo positivo


 
Foto: Ascom/CBMPA

O feriado de Tiradentes foi de tranquilidade nos balneários atendidos pelo Corpo de Bombeiros do Pará. A corporação atuou com um efetivo de 161 militares em serviços de proteção e prevenção, tanto nas praias como nas estradas. Segundo estatísticas do comando operacional do CBM, na Operação Tiradentes foram registradas, ao todo, 57 ocorrências, distribuídas nos seguintes balneários: Outeiro (20), Salinópolis (12), Mosqueiro (1), Crispim (11), Caripi (4), Beja (3), Algodoal (2), Cotijuba (1), Marudá (1), Cametá Tapera (1) e Maracanã (1).

Os ferimentos de menor potencial, sanados com pequenos curativos, lideraram os atendimentos no feriado, com 18 ocorrências. Destas, 16 foram decorrentes de acidentes com animais marinhos, sete foram de princípios de afogamentos, e seis de crianças localizadas, o que mostra a eficácia do trabalho intensivo de distribuição de pulseiras de identificação nos principais balneários do estado.

Os acidentes com objetos cortantes somaram quatro, fratura e luxação apenas um e outros tipos de ocorrências cinco. As mais ocorrentes foram de crianças perdidas, acidentes com animais aquáticos (arraia) e afogamentos de grau 1, 2, 3 e 4.

Os bombeiros fizeram ainda um trabalho de conscientização sobre os perigos relacionados aos acidentes aquáticos por meio da distribuição de fôlderes com dicas de segurança e pulseirinhas de identificação às crianças.

Na manhã do último domingo (23), uma equipe de guarda-vidas foi acionada para o salvamento aquático de um rapaz na praia do Farol, em Mosqueiro. A vitima, que não sabia nadar, pisou em um declive sob a água e sofreu um afogamento leve, que os bombeiros chamam de ‘grau 1’ – que ocorre quando o banhista aspira líquido abaixo da superfície do mar e apresentar dificuldade respiratória. Após os procedimentos de primeiros socorros o banhista foi liberado.

Por receber um grande fluxo de pessoas durante o veraneio e em feriados prolongados, a proteção balneária na Ilha de Mosqueiro foi garantida por um efetivo de 35 militares. De acordo com o capitão Marcos Scienza, que coordenou a equipe, a operação foi considerada tranquila e sem registro de ocorrências fatais.