Crianças cujas famílias leem
rotineiramente para elas apresentam ganhos no domínio da linguagem logo com
quatro semanas de prática. Essa é uma das constatações do mapeamento de estudos
“Impacto da leitura feita pelo adulto para a criança, na primeira infância,
para o desenvolvimento do indivíduo”, realizado pela Fundação Itaú Social. O
levantamento identifica ainda que a prática aumenta a capacidade de leitura dos
pequenos na faixa etária entre 7 e 11 anos, além de reduzir os índices de
repetência na adolescência, por volta dos 14 anos de idade. Para isso, a
leitura precisa ser constantemente incentivada e o desafio é aproximar as
crianças dos livros. Diante de tantas ofertas de acesso à cultura e
entretenimento, o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira
(18), pode ser uma oportunidade para as famílias avaliarem seus hábitos. De
acordo com os autores dos estudos, o exemplo dos pais é uma ferramenta muito
eficaz para estimular a leitura das crianças, incentivando-as tanto a partir do
ensinamento da importância da atividade para a sua formação quanto pela
repetição que os filhos fazem dos hábitos da família.
“A prática rotineira em casa reforça
para a criança que a leitura pode ser uma atividade prazerosa e os ganhos podem
ser cumulativos se for realizada desde cedo. Os resultados no longo prazo
mostram que a probabilidade da criança se tornar mais propensa a ler e estudar
aumenta 14% quando convivem com pais que cultivam o hábito da leitura”, explica
a especialista em Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Claudia Sintoni. A
leitura compartilhada, onde o adulto lê uma parte da história e a criança
outra, é considerada pelos autores como a mais efetiva para fortalecer a
prática em casa. Criar uma rotina na hora de dormir, que inclua canto,
conversas e a contação de histórias, é outra boa forma de despertar o interesse
pelos livros.
A literatura indica que a fase dos cinco
aos seis anos é particularmente importante no desenvolvimento de habilidades
valiosas para garantir a capacidade futura de leitura. No entanto, há evidências
de que crianças cujos pais leem para elas desde cedo têm melhor desenvolvimento
de linguagem a partir dos 14 meses. O mapeamento de estudos “Impacto da leitura
feita pelo adulto para a criança, na primeira infância, para o desenvolvimento
do indivíduo” considerou artigos científicos publicados desde o início da
década de 1990, que contavam com grande número de citações, demonstrando dados
recorrentes e tendências de resultados.