Livro sobre Frei Betto será lançado em Belém



Nesta segunda-feira, 10, será lançado em Belém o livro “Frei Betto — Biografia”, de Américo Freire e Evanize Sydow. O lançamento será às 18h, no auditório da OAB, com bate papo com os autores e Frei Beto, que estará presente, e apresentação musical com a cantora, instrumentista e compositora Iva Rothe e do músico compositor Maurício Panzera. Os autores revelam o significado histórico da vida e do trabalho de Carlos Alberto Libanio Christo, o Frei Betto, em meio às transformações político-sociais que ocorreram no Brasil e nos demais países da América Latina a partir dos anos 1960.

O livro conta as diversas histórias que marcam a vida de Frei Betto, em que a religião, a política e a militância se articulam para criar uma sociedade democrática e plural, que acolha todos os cidadãos. O livro já foi lançado, no final de 2016, no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Tem prefácio de Fidel Castro e no texto de Fernando de Morais traz o comentário...”Talvez por ser escrito a quatro mãos por uma jornalista e um historiador, Frei Betto: biografia seduz o leitor com uma saborosa técnica narrativa”.

Betto é um personagem-chave dessa história no Brasil e uma figura fundamental para entender como acontecem essas conexões. Ele é um articulador nesse processo, porque ajuda a compor o campo popular no país. Rever a biografia dele é compreender esse papel que o Betto teve como ponte.

Adepto da Teologia da Libertação, Frei Beto é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero. Em 1962, foi escolhido como dirigente nacional da Juventude Estudantil Católica (JEC).

Frei Betto esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir quatro anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para dois anos. Sua experiência na prisão está relatada nos livros "Cartas da Prisão" (Agir), "Diário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco), premiado com o Jabuti de 1983, traduzido na França e na Itália.

Serviço
Lançamento do livro  “Frei Betto — Biografia”, de Américo Freire e Evanize Sydow. Nesta segunda-feira, 10, às 18h, no auditório da OAB, na Gama Abreu, Praça Barão do Rio Branco (Praça da Trindade), 93 - Campina. Haverá bate papo e apresentação musical. Realização: OAB e Milton Kanashiro. Apoio: Holofote Virtual, Ocupa República e Toró Gastronomia Sustentável.