Programação de abril do Cine Alexandrino abre com “Ivan, o terrível” (1944)





A primeira parte do filme russo “Ivan, o terrível” (1944), do diretor Sergei Eisenstein abre na próxima segunda-feira (3), às 19h, na Casa das Artes, a programação de abril do Cine Alexandrino Moreira. Com entrada gratuita e debate após a projeção.

O filme, em preto e branco, com duração de 103 minutos, é um drama histórico. “Ivan, o Terrível” foi encomendado por Joseph Stalin, primeiro ministro soviético, que admirava e se identificava com Ivan. O filme deveria ser escrito e dirigido pelo cineasta Sergei Eisenstein em duas partes, e assim foi, uma parte em 1944 e outra em 1958. Recebeu em 1946 o prêmio de melhor direção de fotografia no Festival de Locarno.

No século XVI, Ivan IV (Nikolai Tcherkassov ), arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia declarando-se czar. Casa-se com Anastasia e logo planeja ataques para retomar os territórios perdidos e derrotar os tártaros. Sem esquecer também dos inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo, Ivan manipula todos ao seu redor.

A segunda parte do filme “Ivan, o terrível” também será exibida no Cine Alexandrino Moreira, no dia 17 de abril, às 19h, onde o público poderá assistir o drama que chegou a ser censurado por Joseph Stalin e só pode ser lançado após sua morte.

Programação de abril do Cine Alexandrino Moreira:

03/04 - Ivan, o terrível – Parte I

10/04 - Documentário Criativas (Alexandre Baena)

17/04 - Ivan, o terrível – Parte II

24/04 - Esse corpo que me veste (Alexandre Baena e Wlad Lima)



Serviço:

“Ivan, o terrível” (1944) - legendado

P&B, 103 min, drama

Cine Alexandrino Moreira, na Casa das Artes

Às 19h, entrada gratuita.

Recomendado para maiores de 16 anos.

Debate após as projeções.