Projeto Família e Cidadania vai para Marabá



Entre os dias 24 e 26 de abril, o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) vai realizar o projeto Família e Cidadania em Marabá. A abertura do evento será realizada no Plenarinho da Câmara do Município, às 13h, e logo em seguida já será iniciada a programação. O projeto é desenvolvido em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), as Secretárias de Estado de Saúde (Sespa), de Educação (Seduc), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e a Defensoria Pública do Estado. Para a edição do projeto em Marabá, o NAC conta com o apoio das secretarias do município de Educação, Saúde, e Assistência Social, e do escritório regional da Emater.

Durante os três dias, serão realizados cinco encontros de aprendizado. Cada parceiro é responsável por um dos módulos: educação, saúde, assistência social, empreendedorismo e cidadania. A carga horária de cada módulo será de quatro horas, totalizando 20h.

Os integrantes do projeto vão receber as orientações da Sespa, para tratar do papel da atenção primária em saúde – prevenção; nutrição e cuidados médicos básicos; gravidez na infância e adolescência, entre outros. Já a Seduc vai falar sobre a escola e família; evasão escolar; rede de atendimento e conselho escolar.

A Emater vai ensinar noções gerais sobre planos de negócios, formalização de microempreendedor individual e horta doméstica; a Seaster vai explicar como funciona a rede de proteção social e o fluxo de encaminhamento para os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Durante o encontro, coordenado pela Defensoria Pública, serão repassadas orientações sobre cidadania, direitos e deveres. O projeto pretende, por meio de encontros e palestras, apoiar as famílias para que tenham cada vez mais condições de responder ao dever de sustento, guarda e educação de suas crianças, adolescentes e jovens, bem como a proteção de todos os membros da família, além de, junto com as Organizações Sociais, empoderar as famílias que são vetores de mudança da realidade social.