Sarau 'A Noite é uma palavra' leva poesia para o bairro do Guamá

Foto Thiago Gomes - Agência Pará

A Fundação Cultural do Pará (FCP) apresenta nesta sexta-feira, 7, a partir das 16h, a edição de 2017 do sarau “A Noite é uma Palavra”, com o objetivo de proporcionar aos poetas paraenses, um espaço para divulgar suas obras em forma de um sarau lítero-musical. O evento será realizado no Lar Fabiano de Cristo, localizado na rua Barão de Igarapé-Miri, bairro do Guamá, com entrada franca.

O sarau “A Noite é uma Palavra” é um projeto destinado ao público em geral, no qual, autores paraenses exprimem suas vozes poéticas em performances literárias. Para esta edição foram convidados os poetas Gigio Ferreira, Madalena de Jesus, Manoel Fernandes, Marcelo Santos e Renato Torres, que estarão se revezando no palco recitando para o público poemas, poesias e trechos literários musicados.

A programação vai contar também com apresentações musicais, teatro, danças folclóricas, além da Feira do Escritor Paraense, da Biblioteca Itinerante da FCP e a participação especial dos alunos das Escolas Mundo Encantado e Alexandre Zacarias de Assunção.

Um dos autores convidados, o poeta e prosador Gigio Ferreira, com mais de 35 anos de literatura e mais de 10 livros publicados, conta que irá atuar no palco e levará ao público presente, três performances de um personagem que criou baseado em fatos históricos. “Os poemas são todos de minha lavra. Uma surpresa que pretendo levar ao palco. O sarau A Noite é uma Palavra é de suma importância, pois incentiva a formação de leitores e concede a todos nós escritores o afeto e respeito de que tanto necessitamos para continuarmos nossas carreiras”, comenta.

Segundo a técnica responsável pelo sarau, Denise Guiomar Franco, a ideia de levar o evento para o bairro do Guamá é procurar promover a aproximação da cultura literária para a comunidade que está fora dos grandes centros. “Nós temos a experiência de estudantes que já participaram das outras versões e que se encantaram com a poesia. A proximidade da comunidade possibilita perceber que o poeta não é um artista que está em outro patamar e sim uma pessoa comum, que é dali do mesmo bairro, e isso faz com que ele se sinta inserido”, pontua Denise Guiomar Franco.

Serviço:
Sarau “A Noite é uma Palavra”
Data: 7 de Abril, às 16h (sexta-feira)
Local: Lar Fabiano de Cristo, (Rua Barão de Igarapé-Miri, Bairro do Guamá)
Entrada Franca