Imetropará ministra palestra sobre produtos à base de cerâmica vermelha



O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) irá realizar, nesta sexta-feira, 5, às 19h, palestra gratuita para os ceramistas dentro da programação da XIII Feira da Indústria no Pará, que está montada até o sábado, 6, no Hangar. O pesquisador e tecnologista em metrologia e qualidade, representante do Inmetro no Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação, apresentará o tema “Cerâmica de Qualidade: Compreendendo as normas do Inmetro para uma produção legal”, abordando as portarias do órgão e normas de desempenho.

“A finalidade é a valorização do produto proveniente da cerâmica vermelha produzida no Pará, incentivar a legalidade e conformidade do material, inibir a concorrência desleal, criar uma cultura de venda técnica e garantir ao consumidor final que os produtos respeitem os padrões específicos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como as portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, explica o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.

Desde o dia 22 de novembro de 2014, as indústrias de cerâmica só podem fabricar e importar componentes cerâmicos em conformidade com a portaria nº 558/13 do Inmetro, que entrou em vigor em novembro de 2013. O objetivo da portaria foi coibir as práticas enganosas no comércio e garantir maior qualidade e segurança do produto. O documento estabelece a Regulamentação Técnica para Componentes Cerâmicos para Alvenaria, que define requisitos dimensionais e de marcação para elementos cerâmicos e condições de comercialização.

A regulamentação se aplica a blocos, tijolos maciços e perfurados, entre outros itens provenientes da cerâmica vermelha. Os componentes devem trazer, obrigatoriamente, informações técnicas gravadas em uma das faces externas, de forma visível, em baixo relevo ou reentrância. São elas: identificação do fabricante (CNPJ e nome de fantasia ou razão social); dimensões nominais, em centímetros, na seguinte sequência: largura, altura, comprimento; lote ou data de fabricação; e telefone do serviço de atendimento ao cliente ou correio eletrônico ou endereço do fabricante, importador ou revendedor/ distribuidor.