Mutirões de conciliações marcam o Dia Nacional da Defensoria Pública em Belém



Para comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública, o Núcleo de Atendimento à Família (Naefa) da Defensoria Pública do Estado do Pará fará um Atendimento Concentrado no próximo dia 19 com a realização de 100 conciliações e uma palestra sobre o tema 'Constelação Familiar', em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, no prédio-sede da instituição. O Núcleo de Defesa do Consumidor também realizará conciliações e atendimentos aos assistidos.

De acordo com a defensora pública e coordenadora do Naefa, Alessandra Guedes, as conciliações já estão agendadas e são de diversas áreas da Família, como divórcio, ação de alimentos e reconhecimento de união estável, entre outras. A ação conta com três horários para atendimento dos assistidos, visto que serão 100 conciliações e em todas as duas partes estarão presentes, ou seja, 200 pessoas participarão do mutirão

O Naefa possui uma pauta de 10 conciliações diárias e com o sucesso na desjudicialização das demandas, esta pauta aumentou significativamente. Com isso, o atendimento concentrado alusivo ao Dia da Defensoria Pública será também um adiantamento de pauta, para abrir novas vagas para atendimentos.


O Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública também celebrará a data com ações voltadas aos assistidos. Serão quase 70 audiências de conciliação entre assistidos e as empresas com o maior número de demandas no Nucon, entre elas a Celpa, Unimed Belém, Itaú, Banpará e operadoras de telefonia. Além disso, o núcleo prestará atendimento jurídico especializado sobre superendividamento e saúde complementar, entre outras questões, e distribuirá lâmpadas de led de baixo consumo e cartilhas sobre o consumo.