Casa das Artes promove Oficina de Contato Improvisação



"Todo corpo se movimenta”. Está é a premissa em que se baseia a técnica Contato Improvisação (CI), criada no início dos anos 70, nos Estados Unidos, pelo dançarino e coreógrafo americano Steve Paxton, e que será tema da oficina de iniciação à dança ofertada pela Casa das Artes (antigo IAP) no período de 19 a 30 de junho. As inscrições estão abertas e custam 20 reais, sendo gratuitas para os alunos de escolas públicas. As aulas serão ministradas no horário de 15h as 17h.

A técnica de Contato Improvisação é associada ao movimento de contracultura por ser considerada uma dança igualitária e democrática. Um marco da dança pós-moderna, atualmente ela é praticada no mundo inteiro.

Também conhecida como “Nova Dança”, o Contato Improvisação é um sistema de movimento baseado na comunicação entre dois ou mais corpos em movimento e seu relacionamento combinado com as leis físicas. As aulas incluem, além da parte técnica da investigação de habilidades no corpo, práticas de massagens e alongamentos em uma perspectiva do cuidado.

“Pra mim essa oficina é uma oportunidade de partilhar uma pesquisa pessoal nessa prática de dança, que eu acredito está vinculada à experimentação e improvisação numa perspectiva coletiva,” afirma a instrutora Marina Trindade.

Marina Trindade é facilitadora de encontros e CI no espaço Casarão do Boneco, com vivências diversas em dança contemporânea e técnicas circenses. Em suas dinâmicas, ela busca o improviso como poética para o desenvolvimento de suas habilidades práticas. Há dois anos, vem fazendo uma imersão focada no Contato Improvisação. Com licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Trindade é integrante do coletivo de ocupantes Casarão do Boneco e grupo Projeto Vertigem de experimentações circenses.

Serviço: Oficina de Contato Improvisação.
Local: Casa das Artes
Dias: 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de junho
Horário: 15h às 17h
Informações: (91) 3323-0350
Inscrições no local