Energia firme beneficiará mais de oito mil famílias em Soure


Foto: Thiago Gomes - Agência Pará

O novo sistema de energia firme ao município de Soure, com a construção de dois sistemas alimentadores, que melhoram a distribuição da carga e garantem maior estabilidade à rede elétrica, será entregue nesta sexta-feira (02), beneficiando mais de oito mil famílias no município. A construção dos sistemas vai permitir a desativação da usina à diesel que atendia a população da região.

Soure é a cidade mais populosa do arquipélago do Marajó. Em 2016, a população estimada do município era de 24.488 habitantes, segundo o IBGE. Em períodos como as férias de julho, a população do município chega a quase dobrar e os problemas com o fornecimento de energia se torna ainda mais complicado. 

O distrito-sede é dividido em oito bairros: centro, São Pedro, Matinha, Umirizal, Pacoval, Bairro Novo, Tucumanduba e Macaxeira. O distrito de Pesqueiro, por sua vez, abriga a vila e praia de mesmo nome, além das comunidades do Pedral, Céu, Caju-Una e várias fazendas.      

Para melhor servir a população, o investimento da concessionária de energia, Rede Celpa, nesta parte da obra girou em torno de R$ 3 milhões. Foram construídos mais de 14 quilômetros de rede de distribuição para atravessar o Rio Paracauari e interligar Soure à Salvaterra, que, em abril recebeu uma subestação de energia e também passou a integrar o Sistema Interligado Nacional.

Com mais essa etapa concluída, Soure passa a compor o grupo de municípios marajoaras que já estão interligados ao sistema, como Portel, Melgaço, Curralinho, Breves, Bagre, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Salvaterra.