Parlamentares decidem liberar volumetria das águas adicionadas de sais e criam o Dia do Açaí





Na última Sessão Ordinária do semestre legislativo, realizada nesta quarta-feira (28/06), foram apreciados quatro Projetos de Lei (PL’s) e todos aprovados em Redação Final. Após longos diálogos entre os parlamentares, Ministério Público, Procon, empresários e distribuidores de água, os deputados aprovaram o PL que altera a lei em vigor sobre a diferenciação das águas adicionadas de sais e minerais. O PL 115/2017 altera o inciso I do 4º artigo da Lei 8.461/2017, que passa ter a seguinte redação: "A volumetria nas embalagens retornáveis de águas aditivadas de sais será indeterminada".

O autor do PL, deputado Gesmar Costa, explicou que a alteração garante mais competitividade de mercado. “A gente retirou as especificações de volumetria e quem vai regular isso é o mercado. Nós não podemos determinar a quantidade que será vendida a água. E se o mercado exigir um galão de 100 litros?”, disse.

Do projeto original, continua a diferenciação das cores dos galões: as águas adicionadas de sais possuem galões vermelhos e as minerais azuis. “Nós queremos ver, independente da litragem, água de qualidade para a população consumir”, disse o deputado Celso Sabino.

“O consumidor tem que ter a oportunidade de escolher qual é a água que ele tem que consumir. Isso é liberdade de mercado, se existe água irregular, que se feche essas águas e os órgãos fiscalizadores possam punir, mas não podemos fazer uma interferência no setor de mercado”, destacou o líder do Governo, deputado Eliel Faustino.

DIA DO AÇAÍ - O deputado Fernando Coimbra é o autor do PL que institui o Dia Estadual do Açaí. A data será comemorada no dia 5 de setembro de cada ano. “É uma data com representação simbólica relevante para os paraenses, considerando a importância do Pará na Amazônia Legal, assim como o período da safra do açaí”, destacou o parlamentar. 

UTILIDADE PÚBLICA - O Centro Social e Cultural Palácio Bolonha e a Associação dos Pedagogos do Pará foram declarados como de Utilidade Pública para o Estado por meio dos PL’s 47/2017 e 229/2016, de autoria dos deputados Miro Sanova e Eliel Faustino, respectivamente.  


RECESSO - O recesso dos parlamentares inicia nesta quarta-feira (28/06) e encerra no dia 01 de agosto com a realização de Sessão Ordinária a partir das 9h no Plenário Newton Miranda.