Setran solicita mais investimentos em aeroportos regionais no Pará



O secretário de Transportes do Pará e presidente em exercício do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consentrans), Kléber Menezes, pediu em Brasília, mais investimentos nos aeroportos regionais da Amazônia, em especial no estado. O pedido foi feito durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, que discutiu a situação do Programa Federal de Aeroportos Regionais – PROFAA, inserido no Fundo Nacional de Aviação Civil – FNAC.

O PROFAA foi criado pelo governo federal em janeiro de 1992, destinando 20% da receita do Adicional de Tarifa Aeroportuária (ATAERO) para a aplicação em aeroportos e aeródromos de interesse regional ou estadual, constantes dos Sistemas Estaduais de Aeroportos, que compõem os seus respectivos Planos Aeroviários Estaduais. Quase 25 anos depois, pouco ou nenhum investimento foi feito na aviação regional e o dinheiro do fundo, calculado em cerca de R$ 7 bilhões, foi redirecionado pelo governo federal para outros fins.

Ao final do encontro, foi agendada para a próxima terça-feira, dia 4 de julho, uma reunião entre o deputado Hélio Leite, o secretário Kléber Menezes e o secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, no Ministério dos Transportes. Na pauta do encontro estarão a situação dos aeroportos do Pará e a possibilidade de investimentos para a melhoria da aviação no estado.

Aeroportos paraenses

O governo do Pará já definiu quais aeroportos no estado serão prioridade em projetos de melhorias em infraestrutura, caso algum recurso seja destinado pelo governo federal. Itaituba, no oeste; Redenção, na região sul; Paragominas, na região sudeste, e Breves, na Ilha do Marajó, devem receber recursos da União para ampliação dos terminais de passageiros, melhoramentos nas pistas de pouso e compra de equipamentos.

“Esses quatro aeródromos são de importância estratégica, exatamente por estarem localizados em polos onde também estão sediados hospitais regionais que receberão investimentos e serão centros de absorção de todos aqueles pacientes que precisam de um atendimento de alta complexidade”, explicou o secretário de Transportes, Kleber Menezes. “Nós já estamos regularizando as outorgas desses aeródromos para os novos modelos do padrão nacional”, disse.

Além desses quatro aeródromos, outros 24 serão contemplados com melhorias, previstas em um programa de recuperação de 270 pontos de embarque em todo o Brasil, como parte do Plano de Incentivo à Aviação Regional, desenvolvido pelo governo federal em parceria com os governos estaduais.

No Pará, os municípios beneficiados são Almeirim, Altamira, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Dom Eliseu, Afuá, Itaituba, Jacareacanga, Marabá, Monte Alegre, Novo Progresso, Oriximiná (Porto Trombetas), Ourilândia do Norte, Paragominas, Paraubepas, Redenção, Rurópolis, Santana do Araguaia, Santarém, São Felix do Xingu e Tucuruí.

O critério de seleção considerou uma série de quesitos, mas o principal deles foi a região de influência. Foram selecionadas cidades naturalmente polarizadoras, ou seja,  municípios que detém serviços essenciais como hospitais, bancos, correios e universidades, o que atrai populações das cidades vizinhas.

As obras serão executadas pelo governo federal e, uma vez concluídas, os aeródromos e aeroportos passarão a ser administrados pelo governo do Pará.