Colônia de férias mobiliza pacientes do Oncológico Infantil





O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo promove programação especial neste mês de julho. Durante as férias escolares, crianças, adolescentes e familiares que acompanham os tratamentos no hospital poderão participar de vivências ao ar livre e atividades que incentivam práticas saudáveis nas áreas cultural e esportiva.

As atividades da Colônia de Férias do Oncológico priorizam os devidos cuidados assistenciais adotados no hospital, sempre de forma adequada ao estado de saúde dos pacientes. Temas educativos sobre saúde e relativos à atenção aos tratamentos também serão abordados de forma lúdica na programação, que acontecerá todas as sextas-feiras de julho (dias 7, 14, 21 e 28), e na terça-feira (25), com agenda noturna especial voltada a adolescentes.

Para participar da colônia de férias, os pacientes passam por triagem com a equipe médica pela manhã, antes do início das atividades, realizadas à tarde e à noite. Assim, também são checados os pacientes que precisam de procedimentos ou exames externos.

Cuidados e brincadeiras - A colônia inclui atividades nos leitos para os pacientes que não puderem participar da colônia de férias nas áreas livres. Além das crianças e jovens atendidos, os acompanhantes também terão atividades especiais oferecidas pela equipe multiprofissional e por voluntários que atuam no Hospital Oncológico.

A programação inclui oficinas de pintura e música, contação de histórias com teatro de bonecos, luau, encontro com atletas e jogos com dinâmicas adequadas às condições de acessibilidade, além de orientações para alimentação saudável e educação para o trânsito. O cardápio semanal garantido aos pacientes e acompanhantes do hospital terá, ainda, lanche especial para os participantes, com pipoca, sucos e chope de frutas.

Atendimento integral - “Com a realização da II Colônia de Férias do Hospital Oncológico espera-se promover qualidade de vida através de vivências de lazer, bem como proporcionar conhecimento sobre cultura, esportes, saúde e segurança”, informou Paula Viana, coordenadora de Humanização do Hospital Oncológico.

“Rotineiramente, os pacientes em tratamento oncológico permanecem hospitalizados por longos períodos, e são privados do contato social e de outras rotinas. Essas atividades ajudam a manter um estado emocional positivo, o que auxilia a melhor adesão aos tratamentos”, acrescentou Paula Viana.

Inaugurado em outubro de 2015, e administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil oferece atendimento público especializado, voltado ao tratamento em oncologia para crianças e jovens de zero a 19 anos. Atualmente, a unidade é referência neste tipo de atenção no Norte e Nordeste. Atualmente, cerca de 650 crianças e adolescentes fazem tratamento no hospital.

A cada mês, o Oncológico realiza mais de 680 consultas ambulatoriais, 2.716 sessões de quimioterapia, 76 cirurgias e 12.165 exames de análise clínicas, além de 145 internações. Dos 89 leitos disponíveis, 10 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também é oferecido atendimento de pronto-socorro 24 horas aos pacientes.

Entre janeiro de 2016 e junho de 2017, o hospital realizou 9.467 consultas ambulatoriais; 41.454 infusões quimioterápicas; 811 cirurgias; 213.964 serviços de diagnóstico e tratamento, e 205.165 exames de análises clínicas, além de 29.995 atendimentos.

O Hospital Oncológico Infantil quintuplicou a oferta de leitos para tratamento do câncer entre crianças e adolescentes no Pará. Desde sua inauguração, em 2015, o Estado eliminou as filas de espera para atendimento ou internação para crianças e adolescentes, entre zero e 19 anos, que precisam de cuidados oncológicos. E a demanda vem crescendo. Ao todo, 411 novos casos foram registrados pelo serviço de atendimento do hospital, entre janeiro de 2016 e junho de 2017.

Serviço: Colônia de Férias do Hospital Oncológico Infantil - de 7 a 28 de julho, sempre às sextas-feiras, das 15 às 17 h, além de luau no dia 25, das 19 às 21 h, no Hospital Oncológico Infantil (Travessa 14 de Abril, 1394, Bairro São Brás, Belém).

Programação

07/07 – Sexta-feira - Contação de histórias com bonecos; brincadeiras musicais e oficina de pintura;

14/07 – Sexta-feira - Atividade “A cesta da dona Maricota”, sobre alimentação saudável, e jogo de trilha OncoJúnior;

21/07 – Sexta-feira - Futebol de tecido e bate-papo com atletas convidados;

25/07 – Terça-feira - Luau com adolescentes e acompanhantes;

28/07 – Sexta-feira - Circuito Cidade do Trânsito, do Programa Direção Viva (executado pelo Departamento de Trânsito - Detran) e atividade dos voluntários Doutores da Alegria.