Uma pesquisa realizada pela consultoria Kantar WorldPanel, encomendada
pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e
Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), analisou os hábitos de consumo de
biscoito da população. No café da manhã, naqueles lanchinhos entre as
refeições, como base das receitas que compõem o almoço e o jantar, para a
sobremesa ou antes da prática de atividades físicas. São tantos os momentos
associados à praticidade e ao prazer de comer estas delícias, que eles estão
presentes no dia a dia da maioria dos brasileiros e por isso ganharam uma data
especial no calendário: 20 de julho, Dia do Biscoito.
Durante o ano de 2016 a consultoria acompanhou a rotina de 11.300 lares
que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil.
De acordo com o estudo, 21% das ocasiões de consumo são feitas por pessoas de
até 15 anos e 35% de 19 a 34 anos, principalmente mulheres (55%); na
segmentação por classe socioeconômica, 51% dos consumidores são da classe C,
25% DE e 24% AB. 80% compraram estes produtos entre segunda e sexta-feira e,
deste total, 58% buscaram o alimento em super e hipermercados, enquanto 9% em mercearias
e estabelecimentos de bairros.
Os dados levantados também apontaram os principais motivos de compra na
hora de buscar os biscoitos nas prateleiras: 61% dos consumidores dão
preferência para sabores novos e o prazer do momento que ele proporciona e 33%
não abrem mão da conveniência e facilidade em ter um snack na medida certa para
matar a fome. Os lanches intermediários representam 74% das ocasiões de
consumo.
“O consumidor está mais exigente, quer qualidade, mas não se descuida
dos preços. A tendência de saudabilidade veio para ficar e a indústria está
inovando suas linhas com produtos enriquecidos de fibras, vitaminas, minerais e
grãos, em embalagens monoporções com apelo take and go, que tendem a ocupar
cada vez mais espaço nas gôndolas”, ressalta Claudio Zanão,
presidente-executivo da ABIMAPI.
Entre mais de três mil tipos de biscoito disponíveis nos pontos de
venda, saiba quais são os preferidos pelos brasileiros em goo.gl/vZJwhm.