Hospital Jean Bitar é reconhecido como de Utilidade Pública



O Hospital Jean Bitar (HJB) foi reconhecido como de Utilidade Pública para a cidade de Belém, por meio da lei nº 9.282, sancionada no dia 20 de junho pelo prefeito Zenaldo Coutinho. A lei de autoria do vereador Igor Andrade foi aprovada no final de maio pelos vereadores da capital paraense.

O vereador Igor Andrade foi recebido pelo diretor executivo do hospital, Giovani Merenda, e pelo diretor Administrativo Financeiro, Rodrigo Frölich, para entrega do documento. O parlamentar recebeu informações da gestão da unidade hospitalar, que oferece assistência de média e alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dispõe de 70 leitos e foi inaugurada em 3 de outubro de 2011. Desde abril de 2016, a unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).

De acordo com Merenda, esse importante reconhecimento vem respaldar o significativo índice de mais de 95% de satisfação dos usuários, registrados nos primeiros cinco meses deste ano. "Agradecemos a iniciativa do parlamentar que teve seu projeto aprovado pelos seus pares em favor de uma instituição que presta serviço sem distinção de seus usuários".

Durante a visita, o administrador hospitalar ressaltou ainda os avanços apresentados pelo hospital nos últimos meses, especialmente na área assistencial, com suas várias especialidades, entre elas, endoscopia digestiva, endocrinologia, reumatologia, geriatria, pneumologia e clínica médica.

Os usuários do centro contam com uma equipe de especialistas, estrutura, equipamento e tecnologias de ponta para realização de cirurgias de parede abdominal e gástrica e ainda para cirurgias nas vias biliares e intestino. O hospital também mantém o único Laboratório de Habilidades Videolaparoscópicas da região.

Desde abril de 2016, várias ações beneficiaram os usuários dos serviços, entre elas, a realização de hemodiálise na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reforma e ampliação da área ambulatorial, coleta de exames, redução da fila de espera para cirurgia de cabeça e pescoço de 800 pacientes para cerca de 200. "São muitos os investimentos para oferecer mais conforto, bem estar e restauração plena da saúde de quem depende do SUS", destacou Merenda, ressaltando o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço:

O Centro Hospitalar Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Umarizal, em Belém. Informações: 3239-3800.