Como parte da disciplina "Educação Ambiental Aplicada à
Oceanografia", coordenada pela professora Sury Monteiro, a Faculdade de
Oceanografia da UFPA promove o Projeto Lixo Zero: do Rio ao Oceano. Integrando
as atividades do projeto, os alunos do curso realizaram, no período de 29 de
junho a 1º de julho, ações de educação ambiental nas praias do município de
Salinópolis, no nordeste do Pará.
O projeto desenvolvido na UFPA tem como público-alvo as crianças e os
jovens e visa promover neles a conscientização ambiental. A escolha desse
público se deu pela disposição dos jovens de assimilar novas ideias, assim
absorvendo melhor os ideais propostos, pondo em prática tudo que lhe foi
passado e ainda influenciando seu ciclo de familiares a promover essas ações.
Ação de Educação Ambiental em CuiaranaEm ações como a de Educação
Ambiental em Salinas, os discentes de Oceanografia apresentam oficinas, jogos e
exposições que pretendem sensibilizar e conscientizar moradores, e turistas que
visitam a região, sobre questões ambientais. Foram três dias de atividades nas
praias da Corvina, Maçarico, Cuiarana e Atalaia. A programação mostrou os
impactos do descarte inadequado do lixo gerado na zona costeira.
Para a coordenadora, professora Sury Monteiro, a realização de ações educativas
pelo projeto promove um despertar da comunidade sobre o descarte inadequado dos
resíduos. "Os discentes apresentam as problemáticas geradas pelo descarte
inadequado dos resíduos sólidos e, como solução, mostram uma forma rentável
para a reutilização desses resíduos. O público se surpreende como o 'lixo' pode
ser transformado em um novo produto e esta transformação pode ser feita em
casa” explica.
Exposição Calha Pet na praia do AtalaiaO projeto - O Projeto Lixo Zero:
do Rio ao Oceano levanta três bandeiras, três pilares que são a base para toda
sua iniciativa. O primeiro pilar é o das pequenas ações, repassar ao público
que ao fechar a torneira enquanto escova os dentes, ou não jogar lixo na rua,
por menores que sejam, não são ações banais, a cada pequeno gesto o mundo todo
é afetado.
O segundo pilar é o da reutilização, “é possível reutilizar tudo, desde
a coisa mais ínfima como uma pequena lata de alumínio, até coisas com grandes
proporções, como uma centena de garrafas pets que são jogadas fora todos os
dias nos grandes centros.”
O terceiro e último é o pilar da rentabilidade. “É possível fazer com
que o ‘lixo’ seja reutilizado e ainda traga algum retorno econômico, esse é o
foco principal do projeto.”
Ações educacionais - Dentre as atividades desenvolvidas estão jogos
infantis, como o "Mergulho Consciente" sobre práticas do cotidiano
que contribuem para a degradação do meio ambiente; exposições como a
"Calha-Pet", que utiliza garrafas pet para a fabricação de calhas
residenciais de baixo custo e "Sabão Ecológico", feito a partir da
reutilização de óleo de cozinha, evitando o despejo inadequado, dentre outras.
Ação de Coleta de macro lixo na praia da CorvinaPara Bruna Melo,
estudante de Oceanografia, o projeto é importante, pois, “em ações como a de
Salinas, propõem aos moradores da região, soluções criativas e empreendedoras
na utilização dos resíduos produzidos e também pelas ações de sensibilização
aos turistas quanto ao descarte inadequado do lixo, estimulando, assim, o uso
consciente das praias.”
Além dessas atividades, foram realizadas coletas de micro lixo,
coordenadas pelo professor Eduardo Martinelli Filho, e de macro lixo, pela
professora Sury Monteiro. Durante as atividades do Projeto foram coletados mais
de 20 quilos de lixo em apenas 8 pontos distribuídos ao longo de 1 km na praia
do Maçarico. Os resultados das análises serão utilizados na produção de
trabalhos acadêmicos que serão, brevemente, publicados em eventos científicos
da área.