Adultos com até 26 anos podem se vacinar temporariamente contra o HPV





Desde esta segunda-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) passou a disponibilizar temporariamente a vacina contra HPV também para homens e mulheres de 15 a 26 anos. A medida de inclusão temporária deste público foi adotada a partir da determinação do Ministério da Saúde, divulgada na última semana, aos municípios com estoque de doses a vencer até setembro deste ano. A recomendação seguirá até o dia 30 de setembro ou enquanto durar o estoque dessas vacinas.

A imunização está disponível para este novo grupo nas 52 salas de vacina da capital, distribuídas nas Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família. “O esquema vacinal deste público é feito em três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, até o dia 30 de setembro, vão ter as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Nazaré Athayde.

Terminado o estoque a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina retorne a ser oferecida apenas para o público-alvo, que é formado de meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14, pessoas com HIV e pacientes transplantados ou com câncer.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.