Curso de processamento de frutas é opção para geração de renda





O Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), iniciou nesta quarta-feira, 16, o curso de processamento de frutas através do projeto Cozinha Sustentável. Com o apoio do projeto “Frutificando Saberes e Sabores no Campo”, desenvolvido pelo Senai, Senar e Emater, o NAC garante capacitação para uma alimentação saudável e geração de renda de comunidades e integrantes do terceiro setor.

O curso é realizado na Unidade Móvel do Senai, que está estacionada na complexo da Casa Civil do Governo do Estado, em Belém, e garante toda a estrutura para a aulas. Os alunos vão aprender as boas práticas de fabricação com noções de microbiologia; higiene pessoal e ambiental; perigos químicos, físicos e biológicos nos alimentos. Eles também vão elaborar polpas, doces, compotas, geléias e licores de frutas, além de receber noções sobre a montagem de uma agroindústria, apresentação, rotulagem e registro do produto. O curso será realizado até o dia 29 de agosto com turmas pela manhã e tarde.

“Nesse momento de crise é importante ter alguma segunda opção de trabalho. Isso que vocês estão aprendendo aqui fica pra vida toda, e é isso que a gente deseja”, falou a supervisora do Escritório Regional das Ilhas de Emater, engenheira agrônoma Maria Josefa Nascimento.

A capacitação visa promover e apoiar ações que fortaleçam a cadeia produtiva das frutas resultando na apresentação de produtos diversificados a partir do aproveitamento das frutas locais. Busca também o uso de processos tecnológicos adequados que levem à população a melhoria da qualidade do alimento e oportunidade de geração de renda.

“Todos iniciam o curso com a visão apenas de consumidor, então ao ver na prática os alimentos sendo processados, diagnosticamos se ele está sendo feito de forma correta. Não podemos trabalhar com alimentos de qualquer jeito, tem que ter todo um cuidado porque hoje em dia é encontrado um alto índice de intoxicação alimentar”, afirma a coordenadora do curso processamento de frutas da Emater, Brenda Zamorim.

A química industrial Ana Regina descobriu a capacitação no site do NAC e decidiu participar. “Essa iniciativa do Governo é muito boa porque aproveitamos para aprofundar nossos conhecimentos, e usamos frutas da nossa região que em alguns momentos não sabemos como processar. Além do curso nos oferecer também a oportunidade de uma nova fonte de renda”, declarou Ana.

Para a diretora geral do NAC, Daniele Khayat, esse curso não alcança apenas os alunos, ela gera impacto em toda a população que consome os produtos que estão sendo oferecidos. “O NAC está de portas abertas. Em nosso site sempre tem disponíveis os cursos que realizamos com parceiros. O projeto Cozinha Sustentável vai além de ensinar a produzir para nossas famílias, é também ter uma nova alternativa de geração de renda”.