Seduc e Instituto Unibanco promovem eventos sobre participação dos jovens na gestão de suas escolas




Os gestores da rede estadual de educação do Pará se reúnem nesta terça-feira, em Belém, para o Seminário Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados de aprendizagem. O evento integra as ações do Jovem de Futuro, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) com o Instituto Unibanco. Durante o seminário, gestores, técnicos das Regionais e da Seduc discutirão a importância da participação e do engajamento dos estudantes para aumentar os resultados de aprendizagem, tendo como pano de fundo os desafios contemporâneos para o Ensino Médio. Está confirmada a participação de 400 profissionais da rede.

A secretária de Educação Ana Claudia Hage fará a abertura do evento, seguida de palestra de Maria Julia Azevedo Gouveia, gerente de implementação do Instituto Unibanco. Em sua fala, ela destacará a valorização da diversidade e a busca de equidade para garantir melhores resultados de aprendizagem e a importância da participação dos jovens na gestão de suas escolas. “A garantia da aprendizagem está diretamente relacionada às oportunidades que as escolas são capazes de criar para que os estudantes se envolvam, se corresponsabilizem e se engajem com seus próprios processos de aprendizagem”, explica Maria Julia.

A programação contempla ainda uma mesa redonda com especialistas, gestores e estudantes que debaterá o tema “Juventudes, participação e o direito à aprendizagem” e, à tarde, os participantes reúnem-se em grupos para uma reflexão sobre os conteúdos discutidos na parte da manhã.

Documentário “Nunca me sonharam”

Na noite anterior ao Seminário, segunda-feira (07/08), foi realizada uma exibição exclusiva do documentário “Nunca me sonharam” aos gestores e técnicos da rede. O documentário será usado, ao longo do segundo semestre, nos “aulões” do Enem que preparam 27 mil estudantes da rede estadual do Pará para o exame.

O documentário também será exibido na quarta-feira (09/08) à noite para os estudantes do Ensino Médio, gestores de regionais e profissionais da Seduc. No dia seguinte, quinta-feira (10/08), a programação continua com o Diálogos sobre Gestão Escolar, evento que reunirá 400 estudantes do Ensino Médio de 155 escolas da rede pública estadual que integram o Projeto Jovem de Futuro, além de gestores de regionais, professores de referência, profissionais da Seduc/Sede e representantes do Conselho de Juventude. O objetivo do encontro é incentivar o protagonismo dos jovens na gestão escolar, fortalecendo os vínculos com a escola e contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

Essa é a segunda edição do Diálogos sobre Gestão Escolar, que no ano passado envolveu mais de 2.100 estudantes do Ensino Médio em encontros realizados em cinco estados nos quais o Jovem de Futuro é desenvolvido - Pará, Piauí, Goiás, Espírito Santo e Ceará.

“Em 2016, os Diálogos sobre Gestão trouxeram muitos elementos elaborados pelos estudantes que contribuíram para o planejamento de ações da Secretaria de Educação. A novidade da segunda edição do evento é que também incluímos a participação de gestores, dirigentes regionais e supervisores, para ampliar esse canal de diálogo com as juventudes e a participação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem”, explica Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

O novo formato do evento – que incluiu a participação dos gestores escolares, além da dos estudantes – permitirá que os jovens integrem de forma mais efetiva as discussões sobre suas escolas, considerando a heterogeneidade das juventudes e criando oportunidades de produção e disseminação de conhecimento sobre esta temática.

Durante o encontro, jovens e profissionais da educação vão debater sobre os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. Para tanto, serão formados grupos para atividades de reflexão e expressão artística, com base em um roteiro e com a facilitação de especialistas: os estudantes vão discutir sobre como potencializar a participação dos jovens na escola; já os gestores, sobre como viabilizar essa participação.

“O intercâmbio de ideias é sempre muito rico, especialmente porque promove uma escuta forte dos estudantes, a integração com os gestores escolares e fortalece a participação das juventudes dentro das escolas”, diz Henriques.

O Instituto Unibanco realizará esses encontros nos seis estados nos quais desenvolve o Jovem de Futuro. Além do Pará, o evento já aconteceu no Espírito Santo e no Ceará e acontecerá em Goiás, Piauí e Rio Grande do Norte. No total, devem participar 2.800 jovens de 2.011 escolas públicas de Ensino Médio, com público de cerca de 3.700 participantes, incluindo os profissionais de educação das redes.

No Pará, o evento coincide com a semana em que se comemora o Dia do Estudante (11 de agosto) e se incorpora à programação que a Seduc vai promover envolvendo os estudantes.  A Secretária Ana Claudia Serruya Hage diz que “o protagonismo dos jovens é uma necessidade para se avançar nas mudanças que a educação brasileira precisa empreender para mudar os indicadores e reposicionar o país no panorama mundial da educação”. 


Programação
Dia 8 de agosto
8h30 – Recepção
9h – Abertura
Ana Claudia Hage - Secretária de Educação do Pará
9h30 – Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados
Maria Julia Azevedo Gouveia - gerente de implementação de projetos do Instituto Unibanco
10h10 às 10h40 – Intervalo e café
10h40 – Mesa-redonda: Juventudes, participação e o direito à aprendizagem
Mediação: Teresa Cristina B. Scofano – Gestora de Aprendizagem do Instituto Unibanco
Os jovens como sujeitos de direitos
Francisco Valdinei dos Santos Anjos, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Representações Sociais e Educação GEPJURSE/UFPA.

Juventude no plural e participação juvenil
Regina Novaes, cientista social especialista em juventudes.

Uma história que se conta: o olhar de um gestor
Antonio Luiz Silva Soares, diretor da Escola Pequeno Príncipe, e Jaqueline Fernandes de Sá, professora de referência da Escola Pequeno Príncipe.

Uma história que se conta: o olhar de um estudante
Nazareno Amorim Ferreira, estudante do 3º ano do Ensino Médio e Agente Jovem da Escola Regina Coeli Souza Silva.

12h40 às 14h – Almoço
14h10 – Processamento e reflexões sobre as apresentações da parte da manhã
16h45 – Intervalo com café
17h15 – Apresentação das produções e fechamento artístico

Dia 9 de agosto
19h – Exibição do filme “Nunca me sonharam”
Hotel Sagres - Av. Gov. José Malcher, 2927 – Belém – PA (apenas para convidados)

Dia 10 de agosto
Diálogos sobre Gestão Escolar
8h às 18h – Cartografia da Aprendizagem, oficinas de Expressão Artística: teatro, música, cartaz/ilustração, vídeo, fanzine; mostra dos trabalhos realizados

SERVIÇO:
Seminário Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados de aprendizagem e Diálogos sobre Gestão Escolar
Hotel Sagres - Av. Gov. José Malcher, 2927 – Belém – PA
8 e 10 de agosto de 2017