Setran abre licitação para obras nos 193 km da "Rota do Ouro"





A Rodovia Transgarimpeira, em Itaituba, será objeto de conservação em seus 193,30 km de extensão. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) já publicou no Diário Oficial do Estado o edital de licitação na modalidade concorrência.

Conhecida como Rota do Ouro e estadualizada em 2010, a Rodovia Transgarimpeira começa às margens da BR-163 (Rota da Soja), em Moraes de Almeida, chegando à comunidade de Creporizão, e passa por diversos garimpos, grandes e pequenos, o maior ativo financeiro do município de Itaituba, correspondendo a cerca de 60% da economia local, com produção de 300 quilos de ouro por mês.

Após a realização do certame, que já tem programada a abertura dos envelopes para o dia 18 de setembro, as obras serão iniciadas sob a coordenação do 3º Núcleo Regional, sediado em Santarém. Os interessados em conhecer os termos do edital podem procurar a Comissão Permanente de Licitação, na sede da Setran, no horário de 10h às 13h, até o quinto dia útil imediatamente anterior à data da abertura da licitação.
Emater entrega placas solares para agricultores

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), no município de Almeirim, no Médio-Amazonas, entrega nesta sexta (18) e no sábado (19) kits completos de placas solares na linha de crédito Eco do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/Eco).

Os projetos para financiamento do kit de energia solar completo contêm placas fotovoltaicas, baterias estacionárias e, controladores de carga. Com esta instalação sobe o número de produtores no município que foram financiados com o kit completo de placas solares na linha de crédito Pronaf/Eco. Os projetos elaborados pela Emater tiveram apoio da Fundação Jari, por meio de Cooperação Técnica.

De acordo com Elinaldo Martins, chefe do escritório local da Emater, a ação é muito importante, pois são famílias de produtores de comunidades que agora passarão a ter energia elétrica suficiente, por 24 horas. “A iniciativa é tida como meta a ser expandida, visto que é uma demanda muito grande no município”, afirmou.

No último dia 11, recebeu o kit o produtor de hortaliças folhosas, Jotanael de Jesus Silva, da comunidade Repartimento dos Pilões, distrito de Monte Dourado, que saiu da lamparina para a energia limpa.

Martins disse que o kit do produtor Jotanael de Jesus foi orçado no valor de 19.530,00. Ele informou que onze projetos anteriormente elaborados pela Emater foram orçados um pouco mais caros, no valor individual de 19.920,00. Os que serão instalados agora possuem valores mais baixos, 15.700, 00.