Chef equatoriano que fez menu da Casa Branca estará na Fita


 Chef de cozinha, o equatoriano Édgar León - Foto Agência Pará

Um dos mais renomados chefs de cozinha da América Latina, o equatoriano Édgar León, já é presença confirmada na VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que será realizada de 21 a 24 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. León fará a palestra "Gastronomia Pan-Amazônica como elemento da promoção e fortalecimento regional", na manhã da quinta-feira (21), primeiro dia da feira, a partir das 10 horas, na Sala Belém, dentro da programação do Seminário de Cooperação Pan-Amazônica para o Desenvolvimento do Turismo e da Gastronomia.

O chef, que também participará da Cozinha Show do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) durante o evento, tem sido fundamental na inserção do Equador no roteiro gastronômico mundial, contribuindo para elevar padrões, como um embaixador da culinária de seu país. Como consequência desse reconhecimento, em 2014 Édgar León foi convidado por Michelle Obama (ex-primeira dama dos Estados Unidos) para assinar o menu de recepções na Casa Branca, onde apresentou receitas autorais com forte influência das tradições equatorianas.

A participação do chef Edgar León na Fita foi possível graças à negociação entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Associação Pan-Amazônia, por meio da ex-mandatária do Equador, Rosalía Arteaga. A Associação é uma ONG que se dedica à cooperação e integração dos países da Amazônia Continental.

O chef Édgar León já recebeu importantes prêmios internacionais. Um de seus livros de receitas, “Sopas, la identidad del Ecuador", foi considerado por publicações especializadas um dos melhores livros de receitas do mundo (Gourmand World Cookbook Award). Suas receitas fazem parte de restaurantes estrelados, entre os quais o menu do Hotel Ritz, de Paris (França).

A oitava edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia terá uma vasta programação, que inclui exposições, seminários, clínicas tecnológicas, palestras, fóruns, mesas-redondas, espaços gastronômicos, cozinha show, estandes das seis regiões turísticas do Estado (Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu), comercialização do Passaporte Pará, dentre outras atividades no pavilhão. O acesso à feira e a inscrição para a programação técnica são gratuitos.