“O dia mais feliz da vida de Olli Mäki” segue em cartaz





“O dia mais feliz da vida de Olli Mäki”, filme biográfico sobre um dos mais importantes momentos da vida do boxeador finlandês que lutou pelo título mundial na categoria peso-pena, em 1962, continua em cartaz nas sessões regulares do Cine Líbero Luxardo da Fundação Cultural do Pará (FCP). Últimas exibições nesta quarta-feira, 27, às 20h, e de quinta-feira à domingo (28 de setembro a 01 de outubro), e também quarta-feira (04 de outubro), às 18h.

Exibido no Festival de Cannes 2016, onde recebeu o prêmio Un Certain Regard, e selecionado como representante da Finlândia ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017, “O Dia Mais Feliz da Vida de Olli Mäki” é um drama dirigido por Juho Kuosmanen, com roteiro de Mikko Myllylahti.

O longa é inspirado em uma história real ocorrida em 1962. O boxeador Olli Mäki está prestes a enfrentar o norte-americano Davey Moore, campeão mundial na categoria peso-pena. A vitória no combate pode mudar a sua vida e torná-lo uma estrela do boxe profissional. Apesar de se sentir fisicamente preparado para o grande momento, há algo que está a fazê-lo perder a concentração: Raija, uma moça que acabou de conhecer e por quem se apaixonou.

À primeira vista, este pode parecer mais um filme de boxe, uma enésima história sobre o azarão que luta contra um favorito e que, superando as expectativas de todos, vence e se torna uma personalidade marcante do esporte. Entretanto, no caso de Mäki, o boxe fica em segundo plano para ceder espaço a uma análise humana (a pressão do sucesso) e institucional (sobre as derivas capitalistas do esporte profissional). Kuosmanen pretende mostrar que o maior desafio de Mäki está nos bastidores, e não dentro do ringue. O diretor direciona seu olhar mais para a figura humana do que para o atleta. Seus dilemas pessoais, fundamentalmente o romance com a bela Raija, se sobrepõem ao desafio esportivo, este, restrito aos treinos do protagonista e ao embate decisivo.

Colaboração: Moizes Corrêa


Serviço: “O dia mais feliz da vida de Olli Mäki”

Nesta quarta-feira (27), às 20h e de 28/09 a 01 e 04/10, às 18h

Cine Líbero Luxardo (Térreo do Centur)

Entradas à 12,00 (inteira) e 6,00 (meia)