PM comemora 199 anos de criação com vasta programação



A Polícia Militar do Pará completa, no próximo dia 25 de setembro, 199 anos de criação e preparou uma vasta programação para marcar a data, que culminará com a solenidade cívico-militar, que será realizada no Comando Geral da PM, às 9h, com o desfile militar de pelotões dos vários comandos intermediários da corporação, entrega de medalhas de 30 anos de bons serviços e a outorga da Ordem do Mérito Coronel Fontoura, grau Cavaleiro, a autoridades e personalidades militares e civis.

Os eventos para celebrar a data principal da PM no ano, já com vistas ao bicentenário que será celebrado em 2018, contam com ações como corrida de rua, torneio de tiro, manhã alegre, celebrações religiosas, torneio hípico, exposições e lançamentos de projetos, na capital paraense e nas unidades da PM nas demais regiões paraenses.

O 199° aniversário começou a ser celebrado na segunda-feira, 11, com o ato de amor e solidariedade dos policiais da capital, que foram até a sede do Hemopa para doar sangue. Com o projeto "PM Vida", as bolsas de sangue serão direcionadas às crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil.

Neste sábado, 16, e domingo, 17, será a vez do Torneio de Tiro Coronel Fontoura, que tem como objetivo promover a integração do efetivo da PM com a sociedade em geral e do qual participarão oficiais e praças da corporação, das demais Forças Militares, de órgãos da Segurança Pública e convidados. O torneio será realizado no estande de tiro do Instituto de Ensino em Segurança do Pará (Iesp), a partir das 8h da manhã.

Ainda no sábado, a partir das 19h, as ruas da Cidade Velha, em Belém, serão tomadas pelos ciclistas participantes do "3° Passeio Ciclístico". A concentração será na praça Felipe Patroni e a chegada no Ver-o-Peso. Também neste final de semana será realizado o Concurso Hípico “Coronel Fontoura”, do qual participarão, além de militares da PM, membros das forças co-irmãs e de entidades praticantes das atividades equestres no âmbito nacional, além de convidados. O evento será realizado na sede do Regimento de Polícia Montada.

No domingo, 17, será realizada a II Corrida de Orientação "Cel Fontoura", na sede do Instituto Evandro Chagas, a partir de 7h30. Na terça-feira, dia 19, o efetivo da PM se reunirá no Culto em Ação de Graças, a ser realizado no Comando Geral da PM, às 9h. Para a quarta-feira, 20, está marcada a celebração da Santa Missa, às 9h, na Igreja de Nossa Senhora do Loreto, localizada à travessa Alferes Costa, entre Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma, bairro do Marco.

No período de 21 a 24, no shopping Bosque Grão Pará, a sociedade paraense poderá conhecer um pouco mais sobre a corporação, durante a exposição da Academia de Polícia Militar unidades da PMPA, com aprsentação das atividades desenvolvidas pela corporação.

O cemitério Santa Izabel, no bairro Guamá, sediará a homenagem fúnebre ao patrono da Polícia Militar, coronel Fontoura, a partir das 8h, do dia 22, sexta-feira. Já o "Baile das Estrelas" ocorrerá no dia 23, na Assembléia Paraense, a partir das 22h.

A "Manhã Alegre" disponibilizará  ao público interno da corporação, no dia 23, de 9h às 13h, no Complexo Operacional da PM, música, arte, atendimento médico e serviços de cidadania, como emissão de documento de identidade, carteira de trabalho, entre outros.

A 47ª edição da Corrida Rústica Coronel Fontoura contará com milhares de atletas e participantes pelas ruas de Belém, no dia 24, às 6h. A corrida rústica terá largada e chegada no Complexo da PM. No sábado, 30 de setembro, será realizada a “Caminhada da PM Feminina”, no Parque Ambiental do Utinga, destinada a promover a integração entre as militares, possibilitando a conscientização da importância da preservação do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida. Para mais informações sobre a programação, acesse o site: www.pm.pa.gov.br.