Polícia Militar do Pará comemora 199 anos com solenidade cívico-militar



Nesta segunda-feira 25 a Polícia Militar do Pará completa 199 anos. A data será marcada por uma solenidade na sede do Comando Geral da PM, a partir das 9h30. Durante o evento, será realizada ação do Pro Paz Cidadania e lançados dois projetos: Programa de Preparação e Apoio à Reserva Remunerada (PPARR) e 'Ônibus Seguro'.

O PPARR é um projeto pioneiro que dará ao policial militar veterano a oportunidade de fazer parte de um trabalho multidisciplinar, com objetivo de minimizar o impacto decorrente da mudança do ambiente militar para a reserva remunerada.

Já o 'Ônibus Seguro' surgiu a partir de uma necessidade de aumentar a segurança da população e dos usuários do transporte público da região metropolitana de Belém. O Comando de Policiamento da Capital irá padronizar as operações de fiscalização por meio de ações policiais preventivas e repressivas. com o intuito de coibir a criminalidade nos ônibus, garantindo mais segurança para motoristas, cobradores e passageiros.

Somente neste ano, mais de dois mil militares foram promovidos. Entre eles, 1.714 praças. Com isso a PM reafirma o compromisso de servir à sociedade paraense e também o de valorizar os seus servidores.

Mais de 10 mil militares foram capacitados em cursos ou treinamentos entre 2015 e 2017. Hoje, a Polícia Militar do Estado do Pará conta com mais de 15 mil homens e mulheres prontos e capacitados para servir à população.

Somente em 2016, foram promovidos 2.890 militares, dos quais 235 oficiais e mais de 2,6 mil praças. As promoções na Polícia Militar são feitas em duas datas: 21 de abril, dia de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil; e por ocasião do aniversário da corporação.

Homenagens - Durante a solenidade, 142 personalidades civis e militares receberão a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar Coronel Fontoura. As medalhas outorgadas nos graus Cavaleiro premiarão parceiros que prestam notáveis serviços à PM.

Serão concedidas também medalhas de bons serviços prestados aos policiais militares para 30 anos de serviços (metal dourado), 20 anos (metal prateado) e dez anos (metal bronzeado).