Hospital Oncológico Infantil comemora dois anos com festa especial em Belém


 Uma festa tropical, colorida com muitas flores e frutas. É com este clima, que o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), comemorará seus dois anos de fundação nesta quinta-feira, 12/10. Pacientes, acompanhantes e colaboradores participarão de uma programação especial, a partir das 9h.

Como a data também marca o Dia das Crianças, a unidade oferecerá uma festa com duplo objetivo: comemorar os dois anos de inauguração e promover uma manhã alegre para os pacientes e seus familiares. A comemoração contará com apresentação de uma peça infantil e a animação com palhaço. A festa reforça o relacionamento estreito entre as famílias dos pacientes e os colaboradores da unidade.

São esperadas cerca de 200 pessoas, entre pacientes, acompanhantes, colaboradores e os voluntários da instituição gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Nos últimos dias, as crianças atendidas pela unidade têm ensaiado para apresentar um número especial de música durante a festa.

O aniversário do Oncológico Infantil também marca o início do uso dos “Super Maninhos” na programação visual da unidade. Os personagens são os super-heróis dos pacientes do hospital. Suas características físicas são similares às das crianças que enfrentam o câncer infantojuvenil, promovendo a identificação e a normalização das condições impostas pela doença.

Atendimento diferenciado

Referência no combate ao câncer infantojuvenil, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo atende a cerca de 700 pacientes. Os tipos de câncer mais recorrentes entre os pacientes são leucemia e linfomas. Entre janeiro e setembro de 2017, a unidade realizou 106.145 exames e 671 cirurgias. O índice de satisfação dos usuários é de 97%. Foram realizadas 24.403 sessões de quimioterapia. Já as faixas etárias com maior número de internações foram dos 3 a 5 anos com 257 pacientes; 0 a 2 anos com 238 pacientes e 9 a 11 anos com 211 pacientes.

Este ano, o Oncológico Infantil foi habilitado pelo Ministério da Saúde como a mais nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da região amazônica, com atuação dedicada à oncologia pediátrica. Em junho deste mesmo ano, foi certificado como 'Hospital Acreditado - ONA 1' pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Oncológico Infantil também é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Pacto de Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU para promover a igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres.

Em 2016, a unidade realizou 140.416 exames e 350 cirurgias. O índice de satisfação dos usuários da unidade foi de 94%. As sessões de quimioterapia totalizaram 26.014 durante o ano. As faixas etárias com maior número de internações foram dos 6 a 8 anos com 222 pacientes; 3 a 5 anos com 198 pacientes e 9 a 11 anos com 173 pacientes. Naquele ano, a entidade tornou-se signatária do Pacto Global da ONU.

Humanização

O Hospital Oncológico Infantil coloca em prática, diariamente, sua missão de tratar e cuidar com segurança e humanização os pacientes com câncer infantojuvenil. Por isso, desenvolve uma série de projetos voltados para o bem-estar dos usuários e dos colaboradores. Periodicamente, são realizados eventos como o 'Aniversariantes do mês', 'Café com prosa', 'Canto da Família', 'Canto do Chef', entre outros.

O mais novo projeto da unidade é o 'Canto da Empreendedora', uma feira mensal implantada após o “I Workshop Empreender – Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres”, realizado no mês de junho em Belém. O evento fortalece o protagonismo das mães de pacientes da unidade, auxiliando na venda de produtos feitos por elas.

Os pacientes também recebem o apoio de voluntários, que estão na instituição de segunda a segunda, oferecendo conforto e esperança a quem luta contra o câncer. Atualmente a unidade tem um grupo de 84 voluntários. Todos passaram por oficinas de formação, além de terem sido submetidos a entrevistas e treinamentos.

Estrutura

Com 9.503 metros quadrados de área construída, em prédio de sete andares, atualmente, o hospital possui 89 leitos de internação, sendo dez deles destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Oncológico também tem, no Centro Cirúrgico, quatro salas e cinco leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), além de sala de indução anestésica.

Também possui mais seis leitos de observação, dois leitos de emergência e um de isolamento, na Unidade de Atendimento à Intercorrências (UAI). Na área de quimioterapia, o hospital dispõe de 15 poltronas e oito leitos.

O centro cirúrgico do Oncológico Infantil é equipado para procedimentos de baixa, média e alta complexidades. O serviço de internações tem atuação de equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta e fonoaudiólogo).


Além disso, o atendimento ambulatorial da unidade também conta com equipe médica e profissionais de Psicologia e Serviço Social, além do Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) e brinquedistas. Os atendimentos de urgência da Unidade de Atendimento Imediato (U.A.I.) do hospital contam com médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social.