Hospital Metropolitano participa de caminhada para lembrar vítimas de acidentes de trânsito



O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é um dos apoiadores da programação  alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito em Belém, que será realizada neste domingo (19).

A partir das 9h, representantes do HMUE, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), Associação Paraense de Motociclistas, Departamento de Estado de Trânsito do Pará (Detran) e o movimento Vida Pará farão uma caminhada para lembrar as vítimas de acidentes de trânsito no Estado e destacar a importância da prevenção e educação para um trânsito seguro. 

A caminhada sairá da escadinha da Estação das Docas, no bairro da Campina, em direção à Praça Batista Campos, onde haverá uma homenagem com a entrega de placas de agradecimento a pessoas e entidades que atuam ou contribuem para a promoção do trânsito seguro.

Em 2017, entre os meses de janeiro e setembro, o Hospital Metropolitano realizou 3.226 atendimentos a vítimas de trânsito. Deste total, 1.358 pacientes eram motociclistas ou estavam sendo conduzidos por eles, 1.181 casos resultaram de colisões, 557 foram atropelados e 130 sofreram acidentes de bicicleta.

No ano passado, a unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou um total de 5.647 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito, sendo que os acidentes de moto lideraram a estatística (2.695), seguidos de colisões (1.826), atropelamentos (880) e acidentes de bicicleta (246).

Programa 'Direção Viva'

A unidade realiza desde 2016 o programa 'Direção Viva', um conjunto de ações contínuas na área de educação em saúde voltadas para a conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito, além da formação de multiplicadores para a prática de um trânsito seguro.

A iniciativa também é realizada em outras unidades de saúde pública gerenciadas pela Pró-Saúde no Estado do Pará. Nos seis hospitais públicos gerenciados pela entidade foram atendidas mais de 35 mil vítimas de acidentes de trânsito entre os anos de 2014 e 2016.