Novos contêineres e lixeiras são instalados em feiras e mercados


A Prefeitura de Belém recolhe das feiras e mercados da capital em média 140 toneladas de lixo todos os dias. Para melhorar o armazenamento e coleta desse material, constituído principalmente por produtos orgânicos, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) iniciou, na semana passada, a distribuição de novos equipamentos para armazenar o lixo até o momento da coleta: são 300 novos contêineres e 250 novas lixeiras do tipo papeleiras instalados em feiras e mercados.

A instalação dos contêineres tem por objetivo controlar o lixo descartado, para que não fique exposto e espalhado na via pública, facilitando a coleta. As caixas coletoras garantem melhor condição sanitária, pois são fechadas e à prova de vazamento. Os contêineres possuem tampa que evita a atração de ratos e insetos, impede a entrada de água da chuva e a consequente formação do chorume.

O Complexo do Ver-o-Peso recebeu dez novos equipamentos e, em breve, receberá novas unidades. Na Feira da 25 foram instaladas 12 novas unidades de contêineres. Também receberam equipamentos as feiras de São Brás, Telégrafo, Pedreira, Outeiro, Jurunas, Terra Firme e Porto do Sal. Em breve, outras feiras também receberão novos equipamentos para armazenar o lixo.