Uma
reivindicação antiga da população que mora, trabalha e produz próximo a PA-242,
importante rodovia, utilizada principalmente para o escoamento da produção de
hortifrutigranjeiros que abastece a capital paraense, já está sendo atendida
pelo Governo do Pará. As obras de asfaltamento dos 27 quilômetros da estrada
iniciaram em agosto do ano passado e seguem em ritmo acelerado.
Ao todo, 22
quilômetros da via já receberam a primeira camada de asfalto e as duas pontes
de madeira existentes já foram substituídas por pontes de concreto. Esta semana
iniciaram os trabalhos de asfaltamento da pista de rolamento, que receberá mais
três centímetros de asfalto. “A ideia é completar mais essa parte da obra num
período de 15 ou no máximo 30 dias, dependendo da intensidade das chuvas na
região. Assim ficaremos com cinco centímetros de asfalto onde rolam os carros e
dois centímetros na área de acostamento, seguindo todas as normas vigentes e
utilizando o asfalto da melhor qualidade, tudo para entregarmos uma estrada
excelente”, explicou Paulo Mariano, diretor técnico da Secretaria de Estado de
Transportes do Pará (Setran).
O engenheiro
Valter Costa e Silva, fiscal da obra, acompanha tudo de perto e afirma que o
trabalho segue em ritmo acelerado. “Serão realizados também durante este mês os
serviços de asfaltamento na área das pontes e nos dois trevos, um que liga a
PA-140 a PA-242 e o outro na intersecção com a PA-136. Em fevereiro já devemos
iniciar os trabalhos de sinalização vertical e horizontal”, detalhou.
Ainda de acordo
com ele, o acesso a municípios como Terra Alta, São João da Ponta, Curuçá,
Marapanim, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu e outros da região, terá o tempo
reduzido se o viajante utilizar a PA-242. “Vai ajudar a desafogar a BR-316 e,
com isso, reduzir o tempo de viagem, uma melhora para todo mundo”,
complementou.
O investimento
total da obra de asfaltamento da PA-242, que atende diretamente aos municípios
de Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi e Capanema, interligando a PA-140 e a
PA-136, é de R$ 31,3 milhões. A via contará com acostamentos de 1,5 metro de
cada lado, duas pontes de concreto e dois trevos que ligam as PAs.