O índice de acidentes nas
principais vias de circulação do município vem diminuindo gradativamente. É o
que apontam os últimos dados fornecidos pelo Departamento de Trânsito do Estado
do Pará (Detran/PA). Na avenida Augusto Montenegro, por exemplo, no ano de 2015
foram registradas 833 ocorrências, em 2016 esse número caiu para 800 e em 2017
foram registrados cerca de 760 acidentes.
Na avenida Almirante Barroso o
efeito é o mesmo. A via, cujo limite de velocidade passou de 60 para 50 km/h em
2015, também registrou diminuição nos acidentes. Logo no primeiro ano da
mudança, o Detran registrou 500 acidentes na via. Em 2016, no entanto, houve um
aumento, com 551 ocorrências. Já em 2017 esse número voltou a diminuir, com o
registro de 494 acidentes.
Na avenida Pedro Álvares Cabral
também houve queda. Em 2015, foram registradas 352 ocorrências, em 2016 foram
357 e em 2017, até o mês de novembro, foram registrados 317 acidentes.
Ações voltadas para diminuição no
número de sinistros são realizadas pela Prefeitura de Belém ao longo de todo o
ano. A diretora titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de
Belém (Semob), Ana Paula Grossinho, ressalta que, aliadas à fiscalização, as
ações educativas desenvolvidas pelo órgão auxiliam na diminuição da imprudência
no trânsito e, consequentemente, no número de acidentes. “A Semob realiza um
trabalho educativo permanente, cujas ações abrangem os diversos atores que
compõe o trânsito no município, e prudência no trânsito é um tema sempre em
foco. Agora mesmo, durante a operação de Volta às Aulas que desenvolvemos em
parceria com escolas públicas e privadas do município, dedicamos parte da
programação para chamar a atenção dos condutores para diminuirem a velocidade
em áreas escolares e dos pais e responsáveis dos alunos, a respeito da forma
correta de se transportar crianças pequenas.
Além disso, também temos outras frentes de atuação, com ações voltadas aos pedestres, ciclistas, motoristas de carros particulares, rodoviários e motociclistas, enfim, um público extenso, em que cada grupo possui suas particularidades. Claro que ainda há muito a se fazer, este mês mesmo tivemos registros de imprudência e desrespeito à sinalização na própria Augusto Montenegro, mas baseados nos últimos dados divulgados, entendemos que estamos no rumo certo”, ressalta Ana Paula.
Além disso, também temos outras frentes de atuação, com ações voltadas aos pedestres, ciclistas, motoristas de carros particulares, rodoviários e motociclistas, enfim, um público extenso, em que cada grupo possui suas particularidades. Claro que ainda há muito a se fazer, este mês mesmo tivemos registros de imprudência e desrespeito à sinalização na própria Augusto Montenegro, mas baseados nos últimos dados divulgados, entendemos que estamos no rumo certo”, ressalta Ana Paula.
Trabalhar a mudança
comportamental do condutor é um dos grandes desafios para a mobilidade urbana e
segurança no trânsito. Já que, mesmo diante da diminuição no registro de
acidentes, o desrespeito à sinalização ainda é constante em Belém. Nos últimos
quatro anos, entre as infrações mais cometidas por motoristas estão o excesso
de velocidade e avanço de sinal vermelho, imprudências que estão muitas das
vezes atreladas ao número de acidentes.
"Levando-se em consideração
a importância dessas vias e o fato de algumas estarem em obras por causa do
BRT, realmente é uma vitória atingirmos esse índice. Esses resultados mostram
que não somente os esforços na fiscalização do comportamento de condutores
contribuíram para a queda nos números registrados na capital, como também às
ações de educação e a mudança de postura da população. No decorrer do ano o
Detran, por meio de sua Coordenadoria de Educação, também promoveu ações educativas
em escolas públicas, particulares e em entidades privadas, algumas localizadas
nesses corredores", lembra o diretor técnico operacional do Detran,
Walmero Costa.
De acordo com o diretor de
trânsito da Semob, Marcos Chagas, as operações de fiscalização do órgão também
vêm atuando para a segurança no trânsito. “As ações dos agentes de trânsito da
Semob são realizadas principalmente nas vias que concentram grande circulação
de veículos. Também fazemos uso de diversos instrumentos que auxiliam nosso trabalho
como implantação de radares, responsáveis em fiscalizar imprudências como o
avanço de sinal vermelho e o excesso de velocidade; reforço na sinalização de
trânsito, implantação de redutores de velocidade, entre outros. Vale ressaltar
que o Código de Trânsito Brasileiro possui normas expressas para circulação,
inclusive em vias não sinalizadas, e essas orientações são repassadas ao
condutor até mesmo durante o processo de habilitação. Então, cada cidadão
precisa estar consciente da sua corresponsabilidade e ser mais prudente, seguir
as regras e respeitar as leis, mesmo sem a presença de um agente, em prol de um
trânsito mais humanizado e seguro”, pontua.