Inscrições abertas para graduação em Pedagogia Bilíngue



O Processo Seletivo do curso de Pedagogia – Licenciatura (EaD) recebe inscrições a partir desta quinta-feira, 25. Podem se candidatar interessados em se tornar professores e gestores educacionais com foco na educação de surdos. A graduação é ofertada na modalidade a distância, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), do Ministério da Educação, e tem a Universidade do Estado do Pará (Uepa) como polo presencial.

O processo utilizará as notas obtidas em uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificação do candidato no curso. Além de realizar a inscrição, o pretendente precisa indicar corretamente o número de inscrição do Exame e o ano a ser considerado. É necessário que os candidatos se inscrevam no http://neo.ines.gov.br.

A graduação objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão de espaços educativos formais e não formais. Com isso, pretende-se contribuir para a expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade voltado para a comunidade surda no Brasil.

A seleção é para preenchimento de 390 vagas, com ingresso no primeiro semestre de 2018, na sede do Ines e nos polos: Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A Uepa é a única do grupo da esfera estadual e receberá 30 vagas do curso, sendo 15 destinadas para candidatos surdos e as demais para ouvintes. Os aprovados estudarão por meio de uma plataforma digital, mas terão encontros semanais na Uepa. Durante as aulas não será necessário o uso de quadro magnético, pois as anotações serão feitas diretamente no computador.

Estão reservadas 50% das vagas oferecidas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Terão direito à reserva de vagas somente os candidatos aprovados que a tiverem solicitado na Ficha de Inscrição e que apresentarem impreterivelmente no ato da matrícula, na Secretaria da Instituição de Educação Superior para a qual está concorrendo, toda a documentação necessária à comprovação de sua condição de cotista quando convocados.

O candidato deverá acompanhar os informes durante todo o processo seletivo para ingresso no primeiro semestre letivo de 2018 no curso na modalidade a distância, bem como o acompanhamento de eventuais alterações no endereço eletrônico http://neo.ines.gov.br.

A divulgação do resultado da primeira lista de aprovados será no dia 16 de fevereiro. A matrícula dos candidatos classificados está prevista para ocorrer entre os dias 19 a 21 do mesmo mês. Para conferir os detalhes do edital, clique aqui.