Bombeiros salvam duas adolescentes em praia de Salinópolis



Ações de prevenção, busca e salvamento, além de atendimento pré-hospitalar, continuam sendo realizadas por militares do Corpo de Bombeiros do Pará, dentro da Operação Carnaval 2018. No último domingo (11), em Salinópolis, no nordeste paraense, os guarda-vidas registraram o princípio de afogamento de duas adolescentes, na Praia do Maçarico.

Quando a vítima engole água e tosse muito, o fato é classificado pelos bombeiros como afogamento de grau 1. No salvamento das jovens, os bombeiros contaram com a ajuda de um banhista, que estava em um caiaque. Após o atendimento inicial, as vítimas foram encaminhadas ao hospital mais próximo.

"O serviço de guarda-vidas está sendo desenvolvido com 53 militares, sendo seis socorristas, com o suporte de quatro viaturas, duas motos aquáticas e um bote. A movimentação está tranquila. Nossa maior preocupação foi com o trânsito, por causa da maré, mas estamos fortalecendo o trabalho preventivo", informou o capitão BM Marcos Scienza.

Orientação - Nas estradas, os integrantes da Operação Carnaval atuaram nos municípios de Santa Maria do Pará, Santa Luzia do Pará, Peixe-Boi e Nova Timboteua, todos na região nordeste. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) montaram uma barreira para orientar e mostrar as vantagens da prevenção aos condutores.

E para ampliar o alcance das ações preventivas nesse período, os órgãos de Segurança Pública fazem a manutenção dos veículos usados nas operações. No Corpo de Bombeiros, o Centro de Suprimento e Manutenção é responsável pela fiscalização, controle, planejamento e execução dos reparos na frota.

O capitão Leonardo Almeida ressaltou a importância da manutenção das viaturas e embarcações nos procedimentos de salvamento. "Em determinados salvamentos as embarcações, por exemplo, vão possibilitar um resgate positivo", frisou.

Atenção redobrada - O Corpo de Bombeiros Militar do Pará ressalta que para evitar acidente as pessoas devem ter cautela. Para aproveitar sem problemas o feriado prolongado em praias rios ou igarapés, é preciso estar atento às seguintes orientações:

– Não superestimar a capacidade de nadar e avaliar as consequências de um possível incidente. É melhor tomar banho em locais rasos e sem correnteza.

– Não tentar salvar vítimas de afogamento sem estar habilitado. Se for possível ajudar, o melhor é lançar algum objeto que ajude a vítima a flutuar, e em seguida acionar o guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.

– Evitar tentar pegar objetos, como bolas ou pipas, que estejam sendo levados pela correnteza e fora de alcance.

– Se for arrastado por correnteza é preciso manter a calma e tentar acenar ou gritar por socorro, enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).

– Evitar se aproximar de costões. Ao caminhar sobre as pedras nesses ambientes a pessoa deve ficar atenta para não se atingida por uma onda e lançada ao mar.

– Pais e responsáveis por crianças não devem ingerir bebida alcoólica. Crianças exigem cuidado redobrado. É melhor não perdê-las de vista.


– Nunca nadar após ingerir bebida alcoólica e comer, e também se estiver passando mal ou com frio. (Colaboração de Joyce Assunção e Carlos Yury).