Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade será inaugurado no PCT Guamá

O Pará terá, em breve, o primeiro Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade da Região Norte. O empreendimento será inaugurado na quarta-feira, 21, e faz parte do Projeto Biodiversidade, que é coordenado pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Financiado com recursos do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES, o espaço integra o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), sediado em Belém.

A implantação do centro vai fortalecer a infraestrutura de pesquisa relacionada ao estudo da biodiversidade, ao ampliar o espaço físico à disposição do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), reunindo grupos de pesquisa da UFPA. Tudo isso vai permitir o desenvolvimento de um volume muito maior de estudos e melhores condições de biossegurança, além de entregar para a região amazônica um ambiente equipado e adequado à utilização não predatória do seu imenso capital natural, conferindo valor econômico à floresta em pé.

“O Centro de Estudos servirá como referencial aos demais grupos localizados pelo resto da Amazônia e representa um grande avanço para a produção científica na UFPA. O desenvolvimento de novas tecnologias abre perspectivas na área de biotecnologia e possibilidades de treinamento de pessoal em novos nichos do mercado, sendo o marco físico dos estudos de biodiversidade aqui propostos”, afirma o professor e coordenador do centro, Júlio Cesar Pieczarka.

O empreendimento foi construído em uma área de 2 mil m², no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá). A UFPA investiu cerca de R$ 856.000,00 e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantiu o repasse de R$ 3.333.270,00 do Fundo Amazônia, programa voltado à captação de recursos de doações voluntárias para o apoio não reembolsável a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e para a promoção da conservação e do uso sustentável das florestas na Amazônia.