Cineclube Alexandrino Moreira exibe “Face a Face”, de Ingmar Bergman



O Cineclube Alexandrino Moreira, da Casa das Artes, exibe nesta segunda-feira (05) mais um filme do diretor sueco Ingmar Bergman, o longa-metragem “Face a Face”, de 1977. A exibição começa às 19 horas, em comemoração ao centenário do diretor. A entrada é franca.

O filme foi construído com a proposta de ser uma série de televisão dividida em quatro episódios, e sua versão reduzida foi para o cinema. A trama conta a história da doutora em Psiquiatria Jenny Isakssom, casada, com uma filha adolescente, que desfruta de uma vida aparentemente estável. Mas ao ser transferida para outro hospital, e tendo que viver com seus avós, passa a ser assombrada por memórias e pesadelos que desafiam a sua sanidade.

Após uma breve fase de estabilidade emocional, ela se refugia com o doutor Thomas Jacobi, que a assiste quando sofre um colapso e chega perto do suicídio. A produção é considerada um dos filmes mais neuróticos de Bergman, segundo diversos críticos.

Sinopse:

Jenny Isaksson é uma psiquiatra casada assombrada por visões de uma velha e que passa a sofrer uma profunda depressão. Na tentativa desesperada de fugir deste pesadelo, ela acaba tendo um caso com Tomas Jacobi, um médico casado, o que só piora a situação, pois Jenny acaba tendo uma crise histérica e volta a ter alucinações com a velha mulher, partindo para a tentativa de suicídio.

Ingmar Bergman

Ficou mundialmente conhecido por abordar em seus filmes os problemas e angústias do ser humano, mudando a perspectiva que temos sobre a vida. Ingmar Bergman é um dos maiores cineastas de sua época. Sua produção foi extensa e inclui mais de 50 filmes e roteiros, entre os anos de 1946 a 2003. A programação faz parte das comemorações pelos 100 anos do diretor.

Serviço: Cineclube Alexandrino Moreira com o filme “Face a face”, de Ingmar Bergman. Exibição dia 5 de fevereiro (segunda-feira), às 19 horas, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré. Ao lado da Basílica de Nazaré). Entrada franca.