Foi publicada na edição desta
sexta feira (02), do Diário Oficial do Estado, o resultado final da licitação
realizada pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) para a construção do
terminal hidroviário de Santarém, na região oeste do Pará. Após análise
documental, o Consórcio Tapajós foi declarado o vencedor do certame
licitatório.
Em movimentação de embarque e
desembarque de passageiros, a estimativa da CPH é que o terminal de Santarém,
município com quase 300 mil habitantes, movimente, em média, duas mil pessoas
por dia. Ele, enfim, suprirá a demanda de uma cidade que movimenta a economia
da região por meio do transporte fluvial. A nova estrutura vai possibilitar a
organização do setor portuário da orla, já que atualmente as operações de
embarque e desembarque, tanto de cargas quanto de passageiros, são realizadas
em um porto improvisado localizado na Praça Tiradentes, no bairro Aldeia.
A obra está orçada em R$
59.884.105,61. O recurso faz parte de um pacote de investimentos capitaneado
pelo governo do Estado, por meio da CPH, de mais de R$ 80 milhões, financiados
junto à Caixa Econômica Federal, para a construção de sete novos terminais no
Baixo Amazonas, desses, seis já em obras.
Estrutura - De acordo com a CPH,
o terminal de passageiros terá 3,6 mil metros quadrados de área construída e
contará com a seguinte estrutura: embarque e desembarque de passageiros;
guichês para venda de passagens; guarda-volume; banheiros masculino, feminino e
para portadores de necessidades especiais; fraldário; praça de alimentação com
404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes
(Arcon, Juizado, Conselho Tutelar, Sefa, Capitania dos Portos, Receita Federal
e Polícia Militar); quiosques de informações e loja; escada rolante e
plataforma vertical. Ele contará, também, com área para estacionamento, com 120
vagas para carros (90 para motos e 60 para bicicletas) e terá, ainda, ponto de
táxi e paradas para ônibus e micro-ônibus. Já o terminal de cargas terá 5,6 mil
metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial.
A estrutura naval que será
construída terá um píer flutuante com 3.600 m², oito fingers de atracação (4,00
x 15,00 metros), rampa metálica bi-articulada de 10 x 70 metros, para acesso ao
flutuante, e passarela em concreto de 2.494 m², com circulação separada entre
passageiros e cargas. Ela terá capacidade para atracação de 17 embarcações ao
mesmo tempo, de maneira organizada.
O terminal será instalado no
bairro da Prainha, onde funcionava a antiga fábrica da Tecejuta. A área foi
desapropriada e repassada pelo município de Santarém ao Estado, por meio de um
termo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura e o Governo, em junho
de 2017.