Empresas do polo industrial de Barcarena alertam para segurança no Carnaval




Conscientizar os colaboradores para uma folia consciente e segura. É com esse objetivo que as empresas do polo industrial de Barcarena estão realizando campanhas internas para alertar sobre a segurança dentro e fora da empresa. Uma das principais recomendações para os colaboradores é ter atenção redobrada no trânsito. No ano passado, houve aumento em 30% dos acidentes em rodovias, segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal.

Para Nuremberg Soria, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Alubar, líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão, é importante ter comportamento seguro para aproveitar o melhor da festa de Carnaval. “As pessoas nunca podem perder de vista que um único descuido pode ser fatal. Se for dirigir, não beba e sempre respeite as leis de trânsito”, alerta.

Por meio da campanha “Carnaval legal, só se for com segurança”, a empresa reforça a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) com o uso de preservativos e os cuidados com a saúde, como manter uma boa hidratação do corpo com a ingestão de bastante água, ter alimentação saudável e balanceada, além de uso contínuo de protetor solar.

Já a Imerys, mineradora que atua com caulim, está fazendo uso dos diálogos diários de segurança para conscientizar seus colaboradores para uma diversão saudável e sem riscos. Durante os diálogos, a empresa está levando palestras sobre direção e álcool, drogas e prevenção às DSTs e AIDS. “Nosso foco é a informação porque só ela pode nos dá consciência de que a segurança é um princípio para a vida, pois somos responsáveis pela segurança da nossa família, dos amigos que vão cair na folia conosco e de quem estiver por perto. A mensagem que deixo: aplique a segurança dentro e fora da empresa para que evitar no futuro problemas e possíveis dores de cabeça”, recomenda Ronaldo Vale técnico de Enfermagem do Trabalho da Imerys.