A elaboração do Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC) é uma das etapas finais para quem está concluindo uma
graduação. Há quem se identifique com um tema, logo no início do curso, mas
muitos estudantes têm dúvidas sobre o que abordar e acabam escolhendo a
temática do seu trabalho apenas na reta final da graduação. Não foi o caso de
Iuri Ferreira, concluinte do curso de Sistemas de Informação do Campus da UFPA
em Castanhal.
Em 2016, após se tornar bolsista
de um projeto que aborda questões ligadas à inclusão de pessoas com
deficiência, Iuri se identificou com a temática e começou a trilhar os caminhos
para a construção do seu TCC. "Eu me interessei pela inclusão digital,
pela acessibilidade, a partir do meu ingresso como bolsista do Núcleo de Acessibilidade.
Eu comecei a conhecer de perto as barreiras que as pessoas com deficiência
enfrentam, e vi a oportunidade de poder ajudar e contribuir com o meu
conhecimento. Então, eu comecei a pensar em formas de promover acessibilidade e
fazer o bem à sociedade."
Iuri desenvolveu o aplicativo
ConELS, que transcreve palavras da Língua Portuguesa para a Língua de Sinais na
modalidade escrita.
"O ConELS busca difundir a
escrita da Língua de Sinais, já que é pouco conhecida. Assim, a ferramenta pode
ser utilizada por pessoas surdas, mas também por parentes e amigos de surdos e
por profissionais de diversas áreas, especialmente da inclusão", destaca
Iuri, que também fala do início do projeto e das vantagens que ele oferece.
"O ConELS começou a ser
idealizado em 2016, quando eu estava escrevendo um artigo sobre o Dicionário
SignWriting, que é um projeto do Grupo de Educação Inclusiva da Região
Amazônica (UFPA). No momento em que foi necessário realizar os testes desse
projeto, encontramos muitas dificuldades, pois precisávamos da internet, mas
muitas pessoas não têm acesso a ela. Então, eu pensei, juntamente com outros
bolsistas e professores, em construir um aplicativo que tivesse as mesmas
funcionalidades do DicSig (Dicionário de SignWriting), mas sem a necessidade de
conexão com a internet para a sua utilização."
Além de ser economicamente viável
para os usuários, Iuri acredita que o seu trabalho poderá se constituir, no
futuro, como uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de
pessoas surdas.
“O aplicativo pode ajudar pessoas
surdas desde a educação básica. O aluno surdo costuma fazer a adaptação da
Língua Portuguesa para a Língua de Sinais. No entanto, a Libras não possui
conectivos como “do”, “da”, “o”, “a”, o que dificulta a aprendizagem. O ConELS
vai beneficiar a comunidade surda, pois prevê uma escrita baseada na vivência
que o aluno tem com a Libras, e isso vai facilitar a aprendizagem”, conclui.
O ConELS está em fase de
conclusão de testes e, em breve, estará disponível na loja virtual da Play
Store, para download gratuito.