Cartório Cartório 2º Ofício de Imóveis de Belém/PA recebe troféu Prata na premiação nacional de qualidade brasileira


O Cartório 2º Ofício de Imóveis de Belém/PA recebeu, no dia 17 de novembro, em Fortaleza/CE, Troféu Prata na premiação nacional dos Cartórios Brasileiros, promovida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), em parceria com a Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR (PQTA), instituído em 2005, objetiva auditar e premiar os Cartórios do País, que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional de suas unidades e na prestação de serviços aos usuários, sendo avaliados por uma auditoria externa independente, sob a responsabilidade do grupo português APCER Brasil.

“Esse prêmio é a representação de um trabalho com excelência, qualidade e compromisso com o serviço prestado ao cliente", destacou  Manoella Cruz Maués Milerio, representando Diego Miranda,  titular do Cartório 2º Ofício de Imóveis de Belém/PA. A premiação deste ano contou com o recorde de cartórios inscritos – 136 –, sendo premiados em quatro diferentes categorias – Diamante, Ouro, Prata e Bronze -, correspondendo aos requisitos elencados pela Comissão de Organização e pelas normas de qualidade da ABNT, ISO e NBR. Ao todo, 18 Estados do Brasil tiveram unidades inscritas, demonstrando a abrangência nacional da premiação.

Entre os critérios de avaliação da premiação nacional estão: Gestão Estratégica, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas e Instalações, Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados, Gestão da Inovação e Compliance. Todos os requisitos estão alinhados com a promoção da confiança e do aprimoramento dos serviços oferecidos pelos cartórios.

Foram premiados 61 cartórios na categoria Diamante, 37 na categoria Ouro, 26 na categoria Prata, cinco na Bronze e um foi condecorado com a menção honrosa. O Estado do Mato Grosso liderou a premiação total, com 25 unidades premiadas, seguido por São Paulo, com 24 representantes, Goiás, com 19 serventias ganhadoras, e Santa Catarina, com 18.

O Prêmio deste ano contou pela primeira vez com a participação da Corregedoria Nacional de Justiça, que ratificou a assinatura dos certificados dos premiados e elogiou a iniciativa da entidade. “É muito importante que a categoria faça esta auto avaliação, que busque estimular o aprimoramento contínuo dos serviços e que siga em um processo de evolução que beneficie, não só os seus serviços, mas principalmente aqueles que são os destinatários finais dos serviços extrajudiciais, que são os usuários dos cartórios”, disse o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Márcio Evangelista Ferreira da Silva.

Sobre a Anoreg/BR

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) congrega mais de 13 mil cartórios distribuídos em todos os estados, municípios brasileiros e na maioria dos distritos, que empregam direta e indiretamente mais de 500 mil pessoas. Entre os objetivos da atividade destacam-se: a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos. A entidade nacional tem legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar todas as especialidades em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres.