Aplicativo terá como foco o Terceiro Setor no Pará

Mais de 94% dos 116 milhões de brasileiros que acessaram a Internet em 2016 utilizaram o celular para se conectar. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no dia 21 de fevereiro. Quando se trata de região Norte, esse percentual é ainda maior, visto que 98,8% dos usuários de internet disseram usar o celular para navegar.

Pensando nesse público cada vez mais conectado, o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) do Governo do Pará está desenvolvendo um aplicativo de celular que promete facilitar a vida da população e de organizações da sociedade civil que integram o terceiro setor. A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa) é a responsável pela criação da plataforma.

“Durante uma conversa com o coordenador da comissão do terceiro setor na prefeitura de Belém começamos a pensar em como melhorar a condição de informação para o terceiro setor em todo o Estado, e foi aí que surgiu a ideia de um aplicativo. Ele vem para ser uma via de acesso que vai facilitar a relação do Estado com o terceiro setor. A nossa ideia maior é fazer a interação entre os três setores, para que se conheçam e, juntos, possam avançar em melhorias para todos”, explicou Daniele Khayat, diretora geral do NAC.

O aplicativo pode ser usado por qualquer pessoa e estará disponível para download nas plataformas IOS e Android. Por meio dele os usuários poderão realizar inscrições em eventos e cursos promovidos pelo NAC. Todo o processo será online, desde o recebimento do e-mail de confirmação para os alunos inscritos, notificações em caso de turma cancelada, por exemplo, até a impressão de certificado.

O aplicativo também gerenciará documentos, permitindo download de editais, leis, decretos, minutas de estatuto, atas, entre outras informações referentes ao terceiro setor no Pará. O sistema permitirá que empresas parceiras cadastrem oportunidades no aplicativo, tais como vagas de empregos, doações e convite para eventos beneficentes.

Já as organizações do terceiro setor poderão realizar cadastro na base de dados do NAC e divulgar o trabalho que desenvolvem. O sistema também vai permitir que os usuários busquem informações sobre as mesmas, filtrando-as por nome, município, bairro ou atividade que desenvolvem.

“O aplicativo será um dos principais recursos para garantir essa interação com o terceiro setor, ali eles irão ter condições de ter manuais de como fazer um estatuto, por exemplo. Vamos fornecer documentos e, principalmente, nossos cursos de qualificação e capacitação para a melhoria da gestão das organizações sociais. Hoje o NAC vem fazendo um trabalho árduo com a equipe toda, vamos trabalhando para deixar consolidado algo com um caráter de referência para o terceiro setor no estado do Pará”, falou Daniele Khayat.

Todas as publicações passarão por moderadores que também serão responsáveis pela publicação de textos, vídeos, imagens e/ou documentos que orientem as organizações em sua criação, legalização ou mesmo extinção, além da administração e qualificação, com a finalidade de fortalecê-las. O aplicativo terá link com o site oficial do NAC (www.nac.pa.gov.br) e redes sociais, repassando notícias e novidades aos usuários.

No aplicativo também estarão disponíveis informações sobre o Plano Estadual de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência – Existir e as ações de cidadania desenvolvidas pelo Núcleo. “Queremos lançar o aplicativo ainda no primeiro semestre de 2018. A nossa maior preocupação é continuar prestando um serviço público de qualidade e com responsabilidade. Precisamos, juntos, formar uma sociedade melhor. Acreditamos que qualificar casa vez mais o terceiro setor é fundamental para isso”, finalizou Daniele.