Franchising na Região Norte cresce 15% em faturamento

O Norte do País vem ganhando força é uma das regiões promissoras para a expansão das franquias, que atrai diversas marcas e contribui para o crescimento do setor de franchising. Prova disso está no levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) que indica uma alta de 8% no número de redes que atuam na Região. Atualmente, 416 marcas operam no mercado. O número de unidades acompanha esse ritmo, com uma expansão de 6%, totalizando 3.752 pontos de venda.   

“O Norte é tem uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Assim como o Nordeste, é um mercado que demonstra a intenção dos empreendedores em buscar espaços fora do eixo Rio-São Paulo”, destaca o diretor da regional Norte e Nordeste da ABF, Leonardo Lamartine.

O faturamento da Região atingiu o patamar de R$8,3 bilhões, o que representa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maioria das redes do Norte atua nos mercados de Saúde, Beleza e Bem-Estar (24,2%), Alimentação (22,6%) e Moda (14,9%), dados que demonstram que a Região está em linha com o mercado nacional.

Atraente pelas belezas naturais, todos os estados da Região Norte têm potencial para crescer economicamente neste e nos próximos anos, refletindo a recuperação da economia brasileira.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.