“O Norte é tem uma grande
importância no sistema de franquias brasileiro. Assim como o Nordeste, é um
mercado que demonstra a intenção dos empreendedores em buscar espaços fora do
eixo Rio-São Paulo”, destaca o diretor da regional Norte e Nordeste da ABF, Leonardo
Lamartine.
O faturamento da Região atingiu o
patamar de R$8,3 bilhões, o que representa um crescimento de 15% em relação ao
mesmo período do ano anterior. A maioria das redes do Norte atua nos mercados
de Saúde, Beleza e Bem-Estar (24,2%), Alimentação (22,6%) e Moda (14,9%), dados
que demonstram que a Região está em linha com o mercado nacional.
Atraente pelas belezas naturais,
todos os estados da Região Norte têm potencial para crescer economicamente
neste e nos próximos anos, refletindo a recuperação da economia brasileira.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de
Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa
oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento
anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de
2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o
franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de
1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo
todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais
(Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade
reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores
e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising
brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero,
sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar
o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em
diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação
das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e
divulgação dos resultados do setor.