O norte é um dos locais em que o
franchising mais teve força recentemente. De acordo com os últimos dados sobre
regionalização promovidos pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, no
2º trimestre de 2017, o norte ganhou muito em número de unidades de marcas
franqueadas. Fato que - em junção com outros locais - evidencia a forte
tendência de interiorização das redes de franquias pelo país.
A Acqio, rede de franquia
especializada em pagamentos eletrônicos via POS, acompanha o mercado que vai de
encontro com sua estratégia de expansão. “Estamos focando em regiões fora dos
grandes centros, principalmente no Norte. Visualizamos que por lá, o interior
tem muito potencial. Principalmente para nós que temos como público alvo o
empresariado PME – Pequenas e Médias Empresas”, falou Carlos Rollo, diretor
executivo da rede.
Mercado atrativo
De acordo com ele, o Norte
desponta como uma região de interesse para a empresa por diversos motivos. Além
de haver demanda pelas maquininhas de cartão, a bancarização na região vem sendo
cada vez mais presente, o que ajuda na penetração do meio de pagamento cartão
em relação aos demais. Ajuda também
nosso modelo de atendimento presencial através de um franqueado local.
Além disso, as previsões
econômicas são favoráveis: o local, um dos menos afetados pela crise, espera um
avanço projetado no PIB de 6% neste ano - fato que torna a região a única a
superar, em dois anos, o efeito da recessão passada.
Planos de expansão
A microfranquia que conta hoje
com mais de 600 unidades, tem planos ambiciosos para a localidade. “Queremos
inaugurar várias unidades até dezembro. A priori, nosso foco é o interior do
Amazonas, Pará e Rondônia, além das capitais Manaus, Belém e Porto Velho”,
explicou.
A Acqio concentra hoje cerca de
5,8% das franquias na região Norte e acredita que o valor acessível de negócio
que possui, abrirá muitas portas. Para quem sonha em empreender e trabalhar com
seu próprio negócio, a microfranquia oferece uma excelente oportunidade - o
interessado pode se tornar um franqueado por apenas R$7.490 (incluindo a taxa
de franquia + capital de juros). Valor que é dividido em até 12 vezes.
A administração do negócio pode ser feito em casa, já que a modalidade é home office. Os gastos são poucos, é necessário apenas um notebook com acesso à internet e telefone para auxiliar nas atividades. Os ganhos são estipulados em R$3.500 (lucro médio mensal).
10 maiores do Brasil
O objetivo de expandir para o
Norte faz parte da estratégia de desenvolvimento da rede em 2018. A Acqio
pretende se posicionar entre as 10 maiores redes de franquias do Brasil. A
marca já está entre as 50 maiores redes do país, segundo recente levantamento
da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que apontou que ela foi a rede
que mais cresceu de um ano para outro com ascensão de 15 posições, conquistando
em 2017 a 21ª posição do ranking com 672 pontos em funcionamento.
Para que isso seja possível,
“Nosso foco é melhorar nossas ofertas de produtos e serviços para atrair novos
franqueados e tornar esse negócio mais lucrativo em menor prazo para toda a
rede”, diz Rollo.
De acordo com ele, algumas
melhorias já foram realizadas em relação a operação para atrair novos
franqueados. Uma delas é o lançamento da nova maquininha que opera em 3G e WIFI.
“Esse lançamento é importante porque junto com nossos adquirentes e parceiros,
passaremos a aceitar a bandeira Elo Débito que nos dará oportunidade de
capturar um faturamento adicional de 17% nesta modalidade”, falou o diretor de
marketing.
A novidade vem a calhar, já que
agora, a rede passa a ter uma cobertura de mais de 99% de aceitação dos cartões
de débito e crédito ativos em nível nacional (Dados do BC). “Isso também
possibilita igualar taxas e prazos de pagamento ao lojista em todas as bandeiras,
um benefício realmente relevante para este mercado”, finalizou.
Sobre a Acqio
A Acqio atua no segmento de
tecnologia e inovação, com soluções de pagamentos eletrônicos de cartões de
crédito e débito por meio de equipamentos POS (WiFi e GPRS). A franquia nasceu
da Join Venture entre dois grupos de investidores: uma empresa de tecnologia em
pagamentos eletrônicos e outra com grande know how em gestão de Franchising e
força de vendas. A Acqio surgiu no mercado como a primeira franquia de solução de
pagamentos eletrônicos e começou sua atuação no mercado em agosto de 2015. Ela
já possuiu mais de 600 unidades distribuídas em todo o país e oferece
investimentos de R$ 7.490,00.