Reunião traça plano de melhorias para Distrito Industrial de Icoaraci



O Complexo Industrial de Icoaraci, em Belém, foi tema de uma reunião que discutiu melhorias estruturais para o distrito. Reunidos na sede da empresa Tramontina, no dia 9, os representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) - administradora do Polo -, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e representantes de diversas empresas instaladas no Distrito, falaram sobre as principais demandas da área e apontaram melhorias que devem ser implementadas com o objetivo de dar melhores condições às atividades industriais e de acesso aos trabalhadores locais.

“Este encontro é importante porque representa a retomada de todas as demandas de estrutura do Distrito e também a aproximação com o governo do Estado, por meio de várias secretarias, que podem contribuir com o desenvolvimento de novas indústrias, além das já instaladas aqui”, avaliou o diretor da Tramontina, Antônio Pagliari.

Após ouvir as demandas das empresas, o presidente da Codec, Fábio Lúcio Costa, destacou o encontro como o primeiro passo para o desenvolvimento de um plano piloto no Distrito Industrial de Icoaraci. “Vamos fazer um trabalho para servir de exemplo para os demais Distritos Industriais do Pará”, disse.

Para o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos, além de alinhar Codec e Fiepa para fazer frente às demandas apontadas pelas empresas, o encontro foi importante para dar apoio junto aos órgãos competentes para a melhoria do pólo. “Já tivemos aqui muitas indústrias que paralisaram suas atividades. Porém, neste encontro, acenamos com total apoio para fortalecer o Distrito Industrial a partir de mecanismos para atrair novos investimentos para cá”, revelou.

“Também nos colocamos à disposição das indústrias locais com toda a estrutura do Sistema Fiepa, com Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e também com o Centro das Indústrias do Pará (CIP), que estiveram presentes nesta nessa reunião e que podem atuar em diversas frentes”, garantiu Conrado.