Sefa do Gurupi apreende produtos com valor de imposto irregular



A Coordenação de Mercadorias em Trânsito do Gurupi,  da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), localizada no município Cachoeira do Piriá, fronteira com o Maranhão, fez a apreensão de 43m³ de portais, com aduelas e alisares, no dia 16. O fato ocorreu porque o cálculo do imposto estadual estava menor do que o valor real.

“Cada metro cúbico de portal - aduelas com alisares - corresponde a 51 conjuntos de portais, e levando em conta que o valor do jogo do referido produto beneficiado, segundo o boletim de preços mínimos Sefa/Pará é de R$ 25,15, a base de cálculo devida do imposto corresponde a um valor em torno de R$ 55.000,00”, informou o coordenador de Mercadorias em Trânsito do Gurupi, Fernando Barata.

O pessoal da área de fiscalização da Sefa percebeu que, para diminuir o pagamento de impostos, algumas serrarias estão gerando documentos fiscais para a comercialização de produtos beneficiados, como portais, aduelas e portas, utilizando como medida quantitativa o metro cúbico. Mas a legislação determina que os referidos produtos sejam quantificados por unidade ou "jogo". “O metro cúbico é utilizado normalmente, segundo determina a legislação, para quantificar madeira serrada bruta. Com essa ação deliberada, as empresas tentam diminuir a base de cálculo e, consequentemente, pagam menos ICMS”, explica Barata.