TRT8 e CELPA celebram termo de cooperação para adoção da conciliação judicial trabalhista


No início de fevereiro, o Tribunal Regional da 8ª Região - TRT8 e a Centrais Elétricas do Pará - CELPA realizaram a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com objetivo de conjugar esforços na busca da redução do prazo de duração dos processos de execução trabalhista, reduzindo assim a taxa de congestionamento nesta fase e aumentando o percentual de processos baixados mediante a adoção da conciliação judicial em que a CELPA figure como reclamada.

Segundo o Presidente da CELPA, Raimundo Nonato Alencar de Castro, a empresa está à disposição para resolver os problemas a ela inerentes. “Esta é a nossa intenção. Fazer da melhor forma. Sabemos​ d​o grande desafio que temos. Nós agradecemos este convênio. É interesse nosso​,​ ao mesmo tempo que é nossa obrigação prestar um bom serviço e tratar os trabalhadores dentro da legislação. Nós estamos na 38ª posição de melhor empresa para se trabalhar no Brasil. Esta colocação é resultado da nossa preocupação de se ter um clima de trabalho favorável​,​ atinente com a visão e missão da empresa que passa pela conquista dos trabalhadores. Nós estamos à disposição. ” Concluiu o presidente da CELPA.

Em seguida, a Desembargadora Maria Valquíria Coelho, coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputa – CEJUSC, compartilhou a alegria de participar da assinatura deste convênio. “Estamos concretizando um trabalho que vinha sendo planejado em conjunto. Na primeira oportunidade que eu tive de falar com a advogada da Celpa, Eliane Sabbá, ela foi muito receptiva e disse que a ideia atenderia aos propósitos da Celpa. Acredito que esta parceria seja muito bem-sucedida. Nós vamos liquidar uma grande parte de estoque de demanda que são perfeitamente possíveis de serem liquidadas a curto prazo.”

Encerrando a cerimônia, a Desembargadora Suzy Koury ressaltou que empresas que​ se ​comportam como a CELPA contribuem para o desenvolvimento do país. “Tentar resolver suas pendências trabalhistas e sua pendências com a sociedade, de um modo geral, é o que se espera das empresas brasileiras. Esperamos que sirva de exemplo para que demais empresas busquem esta justiça especializada para que possamos​,​ em conjunto, e não como adversários, solucionar questões pendentes.”

Siga o exemplo e concilie na Semana Nacional da Conciliação

A justiça do Trabalho já se prepara para a Semana Nacional da Conciliação entre 21 e 15 de maio. Em contato com as empresas que integram a lista dos dez maiores litigantes e desenhando estratégia de incentivo à conciliação com todas as ​V​aras do Trabalho, a presidência e a corregedoria do TRT8 pretendem um resultado ainda melhor do que o alcançado em 2017 quando atingiu a marca de 74% maior do que no ano anterior.

Procure o CEJUSC

CEJUSC - 1º Grau 4008-7138

CEJUSC - 2º Grau 4008-7125