Casa das Artes realiza “Laboratório do Cinema do Corpo”




Estão abertas as inscrições para o Laboratório do Cinema e Corpo, uma iniciativa do Núcleo de Produção Digital (NPD) da Casa das Artes, ligada à Fundação Cultural do Pará (FCP). Consiste em oficinas de artes visuais e cênicas, que serão realizadas entre os dias 23 de abril e 4 de maio, ainda havendo uma terceira etapa em junho. Haverá uma seleção entre os inscritos das oficinas, por meio de avaliação curricular. As inscrições vão até esta quarta-feira 18 de abril.

Felipe Cortez, instrutor da oficina de “Encontros em Videodança”, explica que essa arte é mais que simplesmente uma dança filmada, é, na verdade, um jeito de pensar a filmagem e a coreografia de uma forma conjunta. “Videodança é o encontro do pensamento do vídeo com o pensamento da dança. O que implica levar em conta, na criação coreográfica, elementos como montagem, fotografia, cor e locação”, disse.

O planejamento de aula de Cortez engloba atividades que vão da teoria à prática. “Vamos trabalhar com exposição teórica, amostra de videodança, discussão e proposição de pequenos projetos pra gente realizar no decurso da oficina. Isso vai dar-se por preparação na Casa das Artes e filmagens em algumas locações da cidade”, explica. Essa oficina será realizada pela parte da manhã, de 9h às 13h.

A oficina “Exercício de guerrilha estética: Performance, corpo e resistência”, também parte do laboratório, tem um foco mais direcionado para o teatro. Será realizada no horário da tarde, de 15h às 19h. Pedro Olaia, instrutor, conta que o objetivo é reafirmar a identidade de forma poética, mas também política. “Tem performances que estão mais próximas dos diálogos sobre identidade, identificação e questionamento dos controles hegemônicos sobre o corpo”, explica. Para ele é importante que se combata o modelo tradicional de beleza. “O padrão ainda é ser homem branco, rico, heterossexual, então tudo que é diferente é estranho”, pontua.

Pedro ressalta que os efeitos sobre os participantes são muito positivos. “O aprofundamento das redes, estreitamento dos trabalhos coletivos. Além de que o diálogo ajuda a entendermos o mundo. Somente através do dialogo é que podemos compreender os outros e nós mesmos”, conclui. Não é necessário ter grande experiência na área para participar desta atividade. “Todos são bem vindos”, afirma.

Serviço:
Laboratório do Cinema do Corpo – Programação especial de Abril/Maio Casa das Artes – Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré
De 23 de abril a 4 de maio
Oficina de “Encontros em Videodança – de 9h às 13h
Oficina de “Exercício de guerrilha estética: Performance, corpo e resistência” – de 15h às 9h
Inscrições Abertas – Gratuitas