O Sistema Brasileiro de Televisão
(SBT) divulgou esta semana os finalistas da 3ª edição de O Melhor Comercial
Regional do Brasil 2017. Ao todo, foram cinco filmes, um de cada região do
país, que serão analisados pelo júri de mercado. Os selecionados foram
produzidos pelas agências Propeg, Morya, Delantero, Phábrica de Ideias e Bastos
Propaganda, que produziu em parceria com o Governo do Estado o clipe “Pará te
Encantar”.
Criado durante a campanha de
Turismo para divulgar a diversidade e os encantos do Pará, em setembro do ano
passado, o filme mostra um pouco de tudo que compõe o gigantesco estado. Com
direção de Júnior Braga, traz imagens captadas por um drone, produzidas pela empresa
Studio Imagem Rosângela Aguiar e de arquivo. Com cerca de dois minutos, faz um
passeio pelos quatro cantos do estado, mostrando pontos como o Mercado do
Ver-o-Peso, os rios do estado, as belezas de Santarém, de Marabá, Monte Alegre,
Ilha do Marajó, entre outros, além da cultura, culinária e do próprio povo
paraense.
O clipe faz ainda uma homenagem
ao precursor do ritmo da guitarrada, Mestre Vieira (falecido em janeiro deste
ano), que à época participou do filme mostrando seu talento. As belas imagens
são acompanhas do jingle “Pará te encantar”, com letra, música e arranjos do
músico paraense Félix Robatto produzido especialmente para o clipe.
Para o secretário de Comunicação
(Secom), Daniel Nardin, a escolha do filme “Pará te Encantar” é resultado de um
esforço em equipe observado em todas as campanhas institucionais do Governo ao
longo de 2017. "Esse resultado é reflexo de um trabalho em conjunto, que
envolveu muita gente que trabalha de forma apaixonada. E certamente é uma
conquista de todos os paraenses, porque o filme mostra as nossas belezas e
riquezas, chamando mais turistas para nosso Estado. E o vídeo, assim como o
Pará, encantou os jurados e nos colocou na final", avaliou.
Turismo
Uma mostra do clipe foi lançada
na cidade de Santarém, no mês de agosto, durante o Encontro de Comunicação do
Estado – Publicom e, posteriormente, na íntegra, durante o lançamento da
campanha “Bem Pará – A Amazônia que encanta”, na Capela do Espaço São José
Liberto para um público formado por jornalistas, por representantes do trade de
turismo do estado, além de autoridades.
Na ocasião, também foi
apresentado o aplicativo (app) “Bem Pará – A Amazônia que encanta” com
informações como descrição, história, economia, principais atrativos,
localização, municípios próximos, quando ir, distância da capital, como chegar
e contatos úteis dos 144 municípios do Estado. O app, disponível para Androide
e IOS, oferece, principalmente ao paraense, uma ferramenta de fácil acesso, com
informações sobre lugares e cidades e, ainda, com a possibilidade de colaborar,
enviando dados e/ou fotografias.
A campanha foi a sexta promovida
pelo Governo do Estado ao longo de 2017. Os temas abordados foram: “Combate à
violência contra a mulher”; “Incentivo à Leitura”; “Combate à LGBTFobia”;
educação no trânsito com “Todos pela Vida. Faça sua Parte”; “Saúde do Homem” e
“Combate ao Racismo” todas com o envolvendo de praticamente toda a estrutura do
Estado de maneira integrada, sob a coordenação da Secretaria de Estado de
Comunicação (Secom).
Premiação
Todos os comerciais indicados ao
prêmio foram veiculados regionalmente em 2017, por meio das emissoras
participantes. Além disso, passaram por uma seleção prévia feita pela comissão
interna. A partir daí, ocorreu a votação pela internet pelos júris de mercado
de cada região.
O anúncio dos dois ganhadores –
na categoria prêmio regional e prêmio nacional - será feita durante um almoço
em São Paulo, com a presença dos jurados, executivos da emissora e da
imprensa.
A agência e anunciante das duas
categorias (nacional e regional) serão premiados com uma viagem para o Festival
de Criatividade de Cannes, na França, que será realizado em junho deste ano.
No ano passado, a agência
Delantero conquistou a premiação com o filme “Matrícula”, para o Colégio Master
(Região Nordeste). Já em 2015, o vencedor da categoria regional foi “Feliz
Natal”, da agência Matriz para Grupo Zaffari (região Sul).
Conheça os filmes selecionados de
cada região:
Centro-oeste: Propeg / Secretaria
de Estado de Comunicação / "Valorização do Idoso";
Sul: Morya / Lojas taQi / “Natal
taQI”;
Norte: Bastos Propaganda /
Governo do Pará / “Pará Te Encantar”;
Nordeste: Delantero / Fortaleza
Esporte Clube / “Não vai ter frango”;
Sudeste: Phábrica de Ideias /
Unifafibe / “Vestibular 2018”;