Técnicos prestam suporte a oito prefeituras do Baixo Amazonas

Monitorar e orientar prefeitos e secretários em relação à situação fiscal dos municípios é o objetivo da equipe técnica da Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis (Semsu) que está em Santarém desde esta quinta-feira (19), acompanhando a situação de oito municípios. As reuniões prosseguem nesta sexta-feira (20), no Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas.

Deste encontro participam representantes das prefeituras de Alenquer, Faro, Mojuí dos Campos, Juruti, Óbidos, Oriximiná, Santarém e Terra Santa. De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Municípios Sustentáveis, Daniela Sequeira, as reuniões servem para que os municípios repassem aos técnicos do Estado os problemas e dificuldades encontrados na gestão fiscal.

"A gente escuta as dificuldades do programa (Municípios Sustentáveis) nos workshops ministrados, e orientamos como eles vão preencher as tabelas e, a partir das diretrizes, como os municípios podem diminuir custos com combustível, limpeza urbana, folha de pagamento etc. Esse acompanhamento presencial serve para que a gente tenha essa aproximação com os técnicos dos municípios", ressaltou a assessora técnica.